Para fazer face à situação particularmente difícil para pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador fez um levantamento sobre os apoios existentes em Portugal, que agora disponibiliza.
Este levantamento, feito a partir de um questionário enviado a 324 Câmaras Municipais e 2886 Juntas de Freguesia, pretende ajudar esta população, muitas vezes isolada ou em situações vulneráveis, a manter-se informada sobre as opções de apoios existentes e dos quais poderá beneficiar, bem como a forma de os obter.
A informação, organizada por zonas dos país (NUT II – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Região Autónoma da Madeira e Região Autónoma dos Açores), estará em atualização constante, mediante as respostas que a Associação Salvador for recebendo, por parte das entidades consultadas.
A Associação Salvador reforça assim o apelo a todas as entidades públicas, para que sejam criadas e/ou reforçadas medidas de apoio para esta população de risco que, inevitavelmente, permanecerá em confinamento por tempo indefinido.
Com a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, o isolamento das pessoas com deficiência acentuou-se ainda mais e, hoje, muitos encontram-se sem assistência, presos em casa e sem acesso a necessidades básicas.
Para aceder à informação sobre aos apoios existentes, selecione a zona do país pretendida: