Associação Salvador apela a Câmaras e Juntas de Freguesia por soluções de apoio para pessoas com deficiência

Num momento particularmente difícil para as pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador lançou um apelo às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, para que sejam criadas medidas de apoio para esta população de risco.

Ao todo, foram contactadas 324 Câmaras Municipais e 2886 Juntas de Freguesia, de Norte a Sul do país, com o objetivo de compilar uma base de dados com os apoios existentes e direcionados a pessoas com deficiência.

Com a propagação do vírus e o confinamento social alargado a toda a população, o isolamento das pessoas com deficiência acentuou-se ainda mais e, hoje, muitos encontram-se sem assistência, presos em casa e sem acesso a necessidades básicas. Uma situação que, dada a vulnerabilidade desta população, tende a manter-se por tempo indefinido.

É, por isso, fundamental o apoio e envolvimento de todos, em especial das entidades públicas.

Até ao momento, a Associação Salvador recolheu 101 respostas: 64 de Câmaras Municipais, 34 de Juntas de Freguesia, duas de IPSS e uma de ONGPD. Destas, 87% dispõem de alguma medida de apoio às pessoas com deficiência, criadas e/ou reforçadas devido à pandemia, e 13% não tem qualquer medida implementada.

As principais medidas adoptadas por estas entidades estão relacionadas com a entrega de compras alimentares e de farmácia. Por outro lado, apenas 25 instituições prestam apoio domiciliário.

A realidade é que muitas pessoas com deficiência não dispõem de uma rede de suporte que lhes permita resguardarem-se em casa e aceder a todos os bens/serviços de que necessitam, manter procedimentos de higiene e saúde mental e, em muitos casos, pode também estar em causa a possibilidade de continuarem a ter apoio dos seus cuidadores, que podem contrair o vírus, deixando a pessoa com deficiência sem apoio. Uma situação preocupante, que não pode ficar sem resposta.

Neste sentido, para além do apelo para que sejam criadas e/ou reforçadas iniciativas de apoio, a Associação Salvador irá compilar toda a informação recolhida, bem como a forma de obter os referidos apoios, e divulgar junto das pessoas com deficiência.

Atualmente, a Associação Salvador dispõe já de um Manual para Pessoas com Deficiência, um projeto pioneiro em Portugal, que compila toda a informação útil e inclui temas como “Produtos de Apoio”, “Emprego”, Acessibilidades” e “Discriminação”, entre tantos outros.

AQUI, encontra a informação completa e detalhada sobre as conclusões do inquérito realizado.