O QUE FAZEMOS:
Integração, Projetos-Apoios

Emprego

Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!

Se procura uma oportunidade de trabalho, junte-se ao Projeto Emprego da Associação Salvador, onde desenvolvemos vários workshops de desenvolvimento pessoal e profissional.

Se tem uma empresa, conheça os incentivos à contratação de pessoas com deficiência e saiba como é que nós podemos ajudar neste percurso.

Já apoiámos na inclusão de mais de 350 pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em todo o território nacional

Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência é significativamente superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto Emprego que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo. Este projeto teve início em Lisboa em 2015 e no Porto em 2018, abrangendo todo o território nacional a partir de junho de 2023.

Atualmente, a existência deste projeto ganha uma renovada importância, tendo em conta a Lei n.º 4/2019 (de 10 de Janeiro) que estabelece quotas de emprego, no setor privado, para pessoas com deficiência, com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, abrangendo as médias e grandes empresas. O cumprimento da lei deverá ser executado num prazo máximo de 5 anos, constituindo uma contraordenação grave o seu incumprimento.

Cartaz de assinatura da campanha Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei

O QUE FAZEMOS NO PROJETO EMPREGO

• Desmistificamos ideias pré-concebidas

Desconstrução de barreiras acerca da contratação de pessoas com deficiência, com recurso ao conhecimento adquirido através de 20 anos de trabalho na área e à partilha de casos de sucesso quer de pessoas com deficiência motora que tenham sido integradas no mercado de trabalho, quer de entidades que empregam. Desenvolvemos ainda programas de sensibilização, formação e consultoria para empresas sobre diversidade, inclusão e recrutamento.

• Acompanhamento da oferta e procura de emprego

Apoio individual a um número limitado de pessoas com deficiência motora que se encontram na procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais para integrarem as suas equipas. O acompanhamento aos candidatos tem como principal objetivo a promoção da autonomia na procura ativa de emprego, passando por uma avaliação curricular e de competências, seguida de uma análise de expectativas e necessidades formativas.

Após este processo, a Associação Salvador acompanha o candidato na procura ativa de emprego, contribuindo para a melhoria das suas competências e fornecendo ferramentas para que seja cada vez mais autónomo e bem sucedido no processo de procura. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento que passa pelo esclarecimento acerca de benefícios na contratação de pessoas com deficiência e acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego, apoio nos processos de recrutamento com o encaminhamento de candidatos e o acompanhamento na colocação e pós-colocação.

Garantimos um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

Mecenas: Fundação Santander

CANDIDATOS

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação de candidatos para a empregabilidade passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.

Realizamos ainda um Bootcamp, que consiste numa formação intensiva de três dias e que tem como objetivo disponibilizar um conjunto de ferramentas e treinar os candidatos para a obtenção de emprego, potenciando as suas capacidades e talentos.

Se tem deficiência motora e procura emprego, preencha o formulário de pré-inscrição no nosso projeto, e será contactado(a) pela nossa equipa.

EMPRESAS E ENTIDADES

No âmbito do Projeto: Emprego queremos potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida e para um mercado de trabalho mais inclusivo.

Nesse sentido, damos às entidades empregadoras um acompanhamento que passa pelo esclarecimento acerca de benefícios na contratação de pessoas com deficiência e acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego, apoio nos processos de recrutamento com o encaminhamento de candidatos e o acompanhamento na colocação e pós-colocação.

Momentos de contacto entre candidatos e entidades

• This Is Me

O This is Me é o mais recente formato da Associação Salvador para apresentação de candidatos a Entidades Empregadoras. Neste modelo, e perante uma plateia de recrutadores de empresas, os candidatos têm oportunidade de fazer um pitch sobre o seu talento e percurso profissional e responder a perguntas de um painel de convidados. No seguimento deste momento, as empresas selecionam os candidatos com maior correspondência com as ofertas que têm aberto e recebem os seus CVs, para poderem prosseguir com os processos de recrutamento.

• Estágios Trampolim

Desenvolveremos “estágios-trampolim” em empresas – períodos de 1 a 3 meses de formação em contexto de trabalho nos quais os candidatos poderão treinar soft-skills e competências técnicas. Durante este período, o candidato receberá uma bolsa de estágio trampolim. Após o período de estágio as empresas são incentivadas à contratação do estagiário.

Veja alguns dos casos de sucesso do projeto de empregabilidade.

Encontra +200 empresas com Estágio e Emprego para ti!

Para ofertas de emprego ou de estágio exclusivamente em Portugal, a Talent Portugal disponibiliza-te uma plataforma específica, com mais de 200 empresas dos melhores empregadores em Portugal. Podes pesquisar as empresas de acordo com as tuas preferências, verificar o que te oferecem e depois realizar a candidatura a ofertas de estágio e emprego ou candidatura espontânea, diretamente nos sites das empresas.

Sabe mais em: talentportugal.com/diretorio-associacao-salvador