As acessibilidades são um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
Apesar da lei obrigar a que todos os espaços públicos sejam acessíveis, a realidade do nosso país é que ainda continuam a existir vários obstáculos que não permitem que as pessoas com deficiência motora se consigam deslocar com normalidade.
A Associação Salvador trabalha a área das acessibilidades com os seguintes objetivos:
- SENSIBILIZAR TODA A SOCIEDADE PARA A TEMÁTICA DAS ACESSIBILIDADES;
- MUDAR MENTALIDADES;
- SUSCITAR O DEBATE SOBRE UM DOS PRINCIPAIS FATORES DE EXCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MOTORA;
- CONTRIBUIR PARA MUDANÇAS EFETIVAS.
Em pleno século XXI e com uma Lei das Acessibilidades com mais de 20 anos, a exclusão social das pessoas com mobilidade reduzida é ainda uma realidade gritante, causada, em grande medida, pela falta de acessibilidades no nosso país.
Com o objetivo de combater esta realidade e contribuir para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva, a Associação Salvador criou o projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas”, com o apoio da Portugal Inovação Social.
Este projeto, que dá o seu pontapé de saída no dia 17 de fevereiro, com a primeira apresentação pública, no Município de Torres Vedras, terá uma abrangência territorial, estando presente em diversos municípios das regiões Norte (Porto, Amarante, Maia, Gondomar, Guimarães), Centro (Leiria, Torres Vedras, Batalha, Tomar) e Alentejo (Santarém, Rio Maior, Grândola, Ourique, Almodôvar, Castro Verde).
Entre as diversas atividades previstas, destacam-se a criação de um Manual de Boas Práticas de Acessibilidades e de um Selo de Acessibilidades, a organização de ações de capacitação e sensibilização em escolas e a promoção de ações “Ponha-se no nosso lugar” com Autarcas, Vereadores, Técnicos e Empresas locais.
A iniciativa é dirigida a pessoas com mobilidade reduzida, mas também às autarquias, estabelecimentos comerciais e empresas, e às camadas mais jovens da sociedade, que serão os decisores do futuro, com o objetivo de sensibilizar e educar a sociedade para os temas da inclusão e das acessibilidades.
O Projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas” (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54) é apoiado pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia (EU), nomeadamente pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego no âmbito do Portugal 2020 financiado pela EU através do FSE – Fundo Social Europeu.
A Associação Salvador presta um serviço de consultoria na área das acessibilidades, contando já com uma vasta experiência com clientes como Uber, Nova SBE, Farftech, Castelo São Jorge, Casa Fernando pessoa, Hotel Ritz, entre outros. O serviço cobre qualquer sector, qualquer entidade que tenha em vista a melhoria de acessibilidades e a melhoria na experiência do consumidor, para qualquer pessoa.
A falta de acessibilidades é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora. As acessibilidades facilitam o dia a dia de qualquer pessoa, não só as pessoas com deficiência, mas também idosos, pessoas que se desloquem com carrinhos de bebés entre outros. Esta aposta na melhoria revela-se também uma grande oportunidade de negócio e diferenciação das empresas na área da inclusão e sustentabilidade.
Para pedido de proposta de consultoria, enviar email para acessibilidades@associacaosalvador.com.
JUNTOS MUDAMOS VIDAS!
No dia 22 de outubro de 2020, a Associação Salvador irá organizar o “Dia das Acessibilidades”, pelo segundo ano consecutivo. Um dia de sensibilização, dedicado a um dos principais problemas de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
Para caminharmos para um Portugal mais inclusivo e acessível a todos, é necessário que toda a sociedade esteja envolvida e consciente e, por isso, queremos parar Portugal para sensibilizar e dar a conhecer esta problemática, que é muitas vezes esquecida.
A Associação Salvador, acreditando no enorme potencial de toda a sociedade enquanto agente de mudança, desafia todo o país a juntar-se a este movimento!
O desafio é parar o país inteiro por esta causa!
Vamos realizar diferentes palestras, de forma a colocar o tema na ordem do dia. Vamos dar a conhecer a problemática e mostrar de que forma todos poderemos ter um papel ativo para a modificar.
A Lei das Acessibilidades tem mais de 20 anos e o que mudou? Será que temos um país acessível? Será que todos, individualmente, poderemos ter um papel ativo?
- 10h – O dia vai começar com uma palestra ONLINE, dinamizada pelo Presidente e Fundador da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida, destinada a EMPRESAS. Vamos realizar a maior palestra de sensibilização nesta área, para colaboradores de empresas! Vamos desafiá-los a atuar, para mudarmos as acessibilidades em Portugal. Todos temos de estar conscientes em relação a temática. Será que estamos? É isso que vamos saber! Queremos que esta palestra desperte um grande movimento interno e que se traduza, potencialmente, em voluntariado corporativo.
Inscrição: https://forms.gle/mHHfkopjHwCntp2MA
- 15h – De seguida partimos para as ESCOLAS, também de forma ONLINE. O Salvador volta a falar sobre o tema, com uma palestra de sensibilização sobre a deficiência e sobre a acessibilidade para todas as crianças e jovens do 3º ao 12º ano. Este ano queremos bater o record do ano passado e envolver todas as escolas do país! Partilhe com a escola do seu filho!
Inscrição: https://forms.gle/wF29PZeSRW9ZqDbo6
- 17h – É também essencial que tenhamos profissionais sensibilizados para o tema das acessibilidades e por isso realizaremos também uma palestra de sensibilização ONLINE para as todas as FACULDADES DE ARQUITETURA do nosso país.
Inscrição: https://forms.gle/suefosyAQGfS9e7G9
Todas as palestras terão transmissão online, através da plataforma Zoom e do Facebook da Associação Salvador.
O Dia das Acessibilidades de 2019 contou com mais de 13.000 inscritos e foi um sucesso.
Juntos pela mudança!
Este ano, contamos convosco para este grande movimento!
Com o objetivo de sensibilizar para um dos principais problemas da exclusão social das pessoas com deficiência motora, a Associação Salvador assinalou o “Dia das Acessibilidades”.
Mais de 132 escolas de todo o país, num total de 12.286 alunos participaram num Peddy Paper onde foi possível sensibilizar para a urgência da criação de espaços acessíveis. Mais de 13.500 pessoas foram sensibilizadas e envolvidas nesta atividade.
Com esta ação, a Associação Salvador pretende ainda sensibilizar os mais jovens para promoverem a inclusão e igualdade de oportunidades, prevenir o bullying e a discriminação das pessoas com deficiência e melhorar as acessibilidades da zona envolvente às escolas.
No âmbito desta iniciativa, foram também distribuídos mais de 500 cartões em espaços não acessíveis na Grande Lisboa, com a seguinte mensagem “Para si um degrau. Para mim uma porta fechada”, mais uma forma de sensibilizar para a necessidade de mudança.
Estamos no século XXI e a situação das acessibilidades é mais grave do que parece. Uma pessoa em cadeira de rodas tem de fazer um planeamento com detalhe do seu dia para perceber a que locais consegue ir com autonomia. Salvador Mendes de Almeida refere que “a mudança passa por mais fiscalização, menos exceções à lei, mas também por uma consciencialização cada vez maior da sociedade e, em particular, dos responsáveis por espaços públicos e privados para esta necessidade urgente de promoverem a inclusão, não discriminando as pessoas com deficiência.
A Associação Salvador está disponível para aconselhar e apoiar naquilo que estiver ao seu alcance para que rapidamente possamos viver num Portugal Acessível a todos”.
Apesar da lei obrigar a que todos os espaços públicos sejam acessíveis, a realidade do nosso país é que ainda continuam a existir vários obstáculos que não permitem que as pessoas com deficiência motora se consigam deslocar com normalidade.
Por esse motivo, a Associação Salvador decidiu criar a app +Acesso para Todos.
E desta forma, agora, é possível classificar os espaços em termos de acessibilidade, partilhá-los e denunciá-los. Uma app para todos.
A app +Acesso para Todos pretende envolver e responsabilizar toda a sociedade na temática das acessibilidades. Tem como objetivo principal facilitar e potenciar o envio de reclamações sobre as situações desconformes com os requisitos legais de acessibilidade e mobilidade, estipulados por lei, em espaços públicos e privados, permitindo deste modo agilizar o processo de reclamação junto das entidades competentes. Todas as reclamações serão enviadas de forma imediata e automática para estas entidades. Uma app que pode ser utilizada por qualquer pessoa.
A Associação Salvador pretende que todos se comprometam com esta causa, uma vez que se trata de uma causa transversal à sociedade, e só assim vai ser possível fazer de Portugal um país mais acessível.
Faça a sua parte. Partilhe. Denuncie. Instale a App +Acesso Para Todos.
O projeto “Portugal Mais Acessível” foi o projeto vencedor do Prémio Solidário 25 anos SIC. Tem como principal objetivo sensibilizar toda a sociedade para a temática das acessibilidades. Acreditamos que juntos poderemos ter um papel cada vez mais ativo na sociedade, gerar mudança e pressionar as entidades competentes a atuarem devidamente.
Este projeto contou com 17 iniciativas ao longo do ano de 2018, abrangendo diversas áreas e diversos setores, retratando o diversos problemas das acessibilidades.
Esta problemática é considerada um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora.
As iniciativas desenvolvidas:
A app “+ Acesso Para Todos”, pretende envolver e responsabilizar toda a sociedade na temática das acessibilidades.
Esta aplicação permite aos utilizadores comentar e classificar cada local como acessível ou não acessível. Para além disso, existe a possibilidade de se efetuar uma denúncia relativamente a espaços que estejam em incumprimento, que será encaminhada automaticamente para todas as entidades que assumem a responsabilidade de fiscalização (Instituto Nacional Para a Reabilitação e Câmara Municipal respetiva).
No dia 3 de maio foi lançada esta aplicação nas instalações do Grupo Impresa.
O CrossAbility é um novo desporto, criado pela Associação Salvador, em conjunto com a Partners, Garage e Bakery, baseado nos obstáculos que as pessoas com deficiências motoras enfrentam diariamente ao tentar aceder aos espaços públicos.
Ao praticar estes exercícios, quem não tem qualquer tipo de deficiência consegue colocar-se na pele das pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção e entender melhor as complicações pelas quais elas passam diariamente.
Isto leva a que o objetivo principal da criação deste desporto seja cumprido: chamar a atenção para a dificuldade de acesso que os locais públicos ainda apresentam quando se trata de acessibilidade para todos.
Esta modalidade pode ser praticada por qualquer pessoa e todos podem e devem denunciar os espaços que ainda não estão adequados a quem tem dificuldades em movimentar-se.
Tendo isto em conta, foi desenvolvido um vídeo sobre o CrossAbility que foi lançado no dia 3 de maio, no evento de lançamento da app “+ Acesso Para Todos”.
PASSEIO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Na sequência dos 15 anos da Associação Salvador e do lançamento da app “+ Acesso Para Todos”, o Presidente da República junta-se à Associação Salvador num passeio pelas Acessibilidades. Este passeio consistiu numa sensibilização entre os Restauradores e a Rua Augusta identificando locais acessíveis e não acessíveis, e testando a app.
No dia 19 de julho realizou-se o Dia da Reclamação em parceria com a Junta de Freguesia das Avenidas Novas. Este dia consistiu num passeio pela Avenida da República de sensibilização e reclamação dos espaços que não são acessíveis. Esta parceria resultou numa ação que será contínua com constituição de um selo de acessibilidades, flyers para sensibilização e vários passeios para dar continuidade a este trabalho.
A Associação Salvador, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro) e a Mithós – Histórias Exemplares, Associação de Apoio à Multideficiência juntaram-se para esta ação. A “Reserva” é um vídeo que retrata os problemas que se encontram todos os dias quando uma pessoa com deficiência motora que ir almoçar ou jantar fora. Muitos locais não são acessíveis e outros dizem ser mas depois acaba-se por perceber que não é bem verdade. Este vídeo dá continuidade ao lançamento da app e comunica ainda mais a importância de se classificar os restaurantes na app, partilhar e reclamar.
No dia 18 de julho foi lançado o “Verdadeiro Mapa do Metro – O Metro não é para todos”. Este mapa retrata as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam quando decidem utilizar este meio de transporte.
O “Verdadeiro Mapa do Metro” inclui as estações do metro acessíveis, identificando também aquelas que apesar de consideradas acessíveis, têm os elevadores avariados, situação comum já que não há qualquer manutenção regular destes equipamentos. Existem elevadores avariados há meses.
Das 56 estações de Metro de Lisboa, 38 são acessíveis. Destas, 7 têm os elevadores avariados, sendo três deles em estações de ligação e por isso ficam ambas as linhas inválidas. Ou seja, três das estações mais importantes têm elevadores avariados. Isto significa que, os cidadãos que possuem incapacidades físicas (ou até pais com carrinhos de bebé, ou pessoas mais idosas) têm à sua disposição apenas 28 estações de metro.
ASSEMBLEIAS DE VOTO NÃO ACESSÍVEIS
A Associação Salvador e a SIC Esperança convidaram duas pessoas com deficiência motora para contarem a sua história e episódios caricatos sobre a falta de acessibilidades a Assembleias de Voto.. Esta ação consistiu numa reportagem da SIC e SIC Informação.
BONS EXEMPLOS TURISMO ACESSÍVEL
Distinguimos via facebook duas boas práticas a nível de acessibilidades nas áreas do Turismo e Restauração. Esta iniciativa foi realizada em parceria com o Turismo de Portugal, com o objetivo de sensibilizarem e servirem de exemplo a outras Entidades para se tornarem acessíveis.
MAUS EXEMPLOS SERVIÇOS DO ESTADO
Partilhámos via facebook e instagram 6 maus exemplos de acessibilidades ao nível de serviços do Estado, que nos chegaram de várias pessoas com deficiência do Norte ao Sul do País. Estes serviços foram também alvo de reclamação via app + acesso para todos.
CRIAÇÃO DA COLEÇÃO ZOMATO “RESTAURANTES ACESSÍVEIS”
Foram realizadas duas coleções Zomato de restaurantes acessíveis, uma em Lisboa (23 restaurantes) e outra no Porto (10 restaurantes). Com esta coleção, qualquer pessoa pode ter acesso a informação sobre acessibilidade e recomendações de bons restaurantes em ambas as cidades.
AÇÃO VICTORIA GUERRA
A atriz Victoria Guerra, protagonista numa novela da SIC em que desempenha uma pessoa em cadeira de rodas, foi desafiada a sair à rua e fazer um percurso em cadeira de rodas com o Embaixador da Associação Salvador, Luís Rodrigues.. O passeio foi em Alvalade e a atriz enfrentou diversos obstáculos, captados em vídeo para divulgação via instagram e facebook. Foi ainda realizada uma reportagem para o Fama Show.
A falta de acessibilidades em serviços do Estado é vísivel e as mudanças têm sido poucas. Por esse motivo adotámos uma postura ainda mais interventiva e avançámos com um processo judicial contra um Tribunal para que as mudanças aconteçam efetivamente. Esta ação foi apresentada publicamente na Cerimónia Final do Projeto.
A Cerimónia Final do projeto “Portugal Mais Acessível” teve lugar no Teatro Nacional D. Maria II, tendo sido apresentados os resultados e principais ações. Realizou-se também um debate sobre acessibilidades moderado pela Laurinda Alves e com a participação da Mariana Lopes da Costa (Diretora Executiva da Associação Salvador), Nuno Carvalho (sócio da Padaria Portuguesa) e Ricardo Teixeira (pessoa com deficiência e sócio do restaurante Bairrista). Lamentavelmente, o Instituto Nacional de Reabilitação, não se fez representar na Cerimónia. Estiveram presentes a Presidente da SIC Esperança e a sua equipa, representantes de várias Câmaras Municipais, Turismo de Portugal, ANA Aeroportos, Juntas de Freguesias, Parques de Sintra, Carris, num total de 54 pessoas.
Guia com informação fiável sobre acessibilidade física nos espaços.
O site Portugal Acessível, desenvolvido pela Associação Salvador em 2008, tem como missão ser o guia nacional de referência na disponibilização de informação sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços em Portugal, propondo também itinerários acessíveis, e permitindo a interação e troca de experiências entre a comunidade de pessoas com deficiência motora. Ao mesmo tempo, pretende ser uma ferramenta de sensibilização junto de entidades públicas e privadas para a importância de promoverem as acessibilidades.
Este guia, que disponibiliza atualmente informação sobre aproximadamente 3.500 espaços e sobre 10 itinerários acessíveis, e que se encontra traduzido para inglês e alemão.
O Portugal Acessível Mobile foi lançado em março de 2013, com o patrocínio da Fundação PT e da Microsoft, teve como objetivo permitir a qualquer pessoa com deficiência motora aceder de forma rápida a informações sobre as acessibilidades físicas de diversos espaços a nível nacional, podendo avaliar e comentar esses espaços, em tempo real.
Objetivos:
- Disponibilizar informação fidedigna sobre a acessibilidade física em diferentes tipos de espaços (todos os espaços estão sujeitos a uma vistoria in loco por um elemento da Associação Salvador)*;
- Propor itinerários acessíveis;
- Permitir a troca de ideias e experiências entre pessoas frequentadoras destes espaços;
- Sensibilizar as entidades públicas e privadas para a importância de promover as acessibilidades, alertando para a dimensão e potencialidades do segmento de pessoas com deficiência motora e mobilidade reduzida em Portugal e no Estrangeiro (potenciais turistas).
* Uma vez que o conceito de acessibilidade física varia de pessoa para pessoa consoante o tipo de deficiência motora, procuramos disponibilizar na ficha técnica de cada espaço informação detalhada sobre os aspetos positivos e principais condicionantes à acessibilidade, para que cada pessoa possa avaliar se cumpre ou não os requisitos necessários para o seu usufruto do local e do serviço prestado.
Abrangência:
Cobertura geográfica:
O guia disponibiliza informação sobre aproximadamente 3.500 espaços, situados em 60 municípios, e sobre 10 itinerários acessíveis (programas de 1 e 2 dias), em 5 concelhos diferentes.
Cobertura em termos de espaços:
- Alojamento;
- Cultura e lazer;
- Praias;
- Restaurantes;
- Saúde;
- Transportes;
- Utilidades.
Para mais informações consulte www.portugalacessivel.pt.