Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei

“Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei” é o mote da campanha da Associação Salvador. O foco não se prende apenas com os acessos universais que devem existir, mas também com o modo como a Lei das Quotas está a ser implementada e os desafios que ainda existem aos dias de hoje.

A 20 de outubro celebrou-se o Dia Nacional das Acessibilidades. Para assinalar a data, a Associação Salvador organizou um conjunto de iniciativas durante este mês, nomeadamente junto da comunidade empresarial, as Accessibility Talks, pensadas com o propósito de consciencializar para o tema das Acessibilidades.

Apesar de todos reconhecermos a importância e impacto destas iniciativas, é certo que há ainda um longo caminho a percorrer nesta área. O tema ganhou especial destaque junto das empresas devido à recente aprovação da Lei n.4/2019, também conhecida como Lei das Quotas, aplicada pelo Governo como forma de garantir que as empresas privadas integram pessoas com deficiência.

No entanto, ainda que esteja indicado que as empresas privadas devem integrar entre 1 a 2% de colaboradores com deficiência, os resultados estão ainda muito distantes dos pretendidos. Acresce que, muitas das vezes, ainda que as empresas efetuem as alterações necessárias para empregar pessoas com deficiência, a experiência para o colaborador pode não ser verdadeiramente inclusiva.

A Associação Salvador, que trabalha há muito tempo para que o tema das Acessibilidades se torne uma tema de todos nós, pretende ser um aliado junto da comunidade empresarial na promoção da mudança de atitudes, comportamentos e mentalidades. Nesse sentido, nasceu a campanha “Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei”, que pretende alertar que a mudança é mais abrangente do que as alterações que as empresas possam realizar para se tornarem inclusivas, pois não chega “arranjar emprego”. Se não houver acesso de casa até aos transportes públicos ou acessibilidade dentro do próprio local de trabalho, para muitos torna-se impossível trabalhar.

Num mundo ideal, não deveria ser necessário impor um sistema de quotas e a integração deveria ser plena. No entanto, a realidade ainda está longe de ser essa, pois sem a existência de quotas obrigatórias, as empresas não estavam a fazer essa integração. As quotas vieram acelerar o processo e estamos expectantes quanto  aos resultados decorrentes da fiscalização da Lei,

afirma Salvador Mendes de Almeida, Fundador da Associação Salvador

Em Portugal, existe cerca de um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade. A sua integração no mercado de trabalho tem inúmeros benefícios para as empresas e para a sociedade. Apenas com acessibilidade universal, poderemos assistir a uma inclusão plena.

A campanha foi desenvolvida pela agência criativa Dentsu Creative Portugal, com ilustração de Rogério Puhl, e 78 Filmes encarregue da produção dos filmes.

Vídeo | Estúdio Som da GUEL Produções Audiovisuais, com voz off de Inês Castel-Branco e Albano Jerónimo e música “When the Sunrise”, de Yehezkel RAZ

Sem Acessibilidade, Mal Empregada a Lei - Poster #2

Como é que a Associação Salvador pode ajudar a sua empresa a tornar-se mais inclusiva

A Associação Salvador lançou recentemente um Selo de Acessibilidades, em conjunto com o ICVM, como o objetivo de ajudar as empresas a tornarem-se inclusivas. Este selo pretende avaliar e premiar a acessibilidade em locais como empresas, comércio, restaurantes, hotéis, serviços ou equipamento, garantindo que respondem às necessidades específicas de cada pessoa. Quando solicitado o selo, será feita uma avaliação ao local (consultoria), com relatório de melhorias tendo em conta todo o tipo de deficiências e a acessibilidade universal.

Além do mais, é parte também da nossa missão mostrar como a deficiência motora não é uma barreira a entrar no mundo profissional. No nosso Projeto Emprego apoiamos a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Damos ferramentas e incentivamos ao desenvolvimento de competências, para que a procura de emprego dê lugar a uma maior autonomia e qualidade de vida.