Dia do Desporto Adaptado: Inclusão e Espírito Desportivo

A Associação Salvador demonstrou a diversidade que o desporto adaptado permite.

No dia 8 de outubro de 2023, o Parque de Jogos 1° de Maio/INATEL, em Lisboa, foi palco da 12ª Edição do Dia do Desporto Adaptado, um evento promovido pela Associação Salvador. Este dia dedicado ao desporto adaptado celebrou a inclusão e a paixão pelo desporto.

Com a participação de 50 pessoas com deficiência, o evento contou com 11 modalidades que refletem o compromisso da Associação Salvador em demonstrar um pouco da diversidade que o desporto adaptado permite. Modalidades como Movment, Basquetebol e Andebol em cadeira de rodas, Rugby em cadeira de rodas, Boccia, Muay Thai e Dança estiveram em destaque, proporcionando uma experiência desportiva rica e diversificada.

Notável foi a participação e entusiasmo dos atletas envolvidos, que demonstraram determinação e espírito desportivo, enfrentando desafios sob o calor do dia. Queremos deixar um especial agradecimento à equipa de voluntários que apoiou incansavelmente os atletas também merece um reconhecimento especial, pois desempenharam um papel vital na realização bem-sucedida do evento.

Em particular, a competição amigável entre as equipas participantes nas várias modalidades praticadas trouxe emoção e camaradagem ao evento. Cada modalidade exigiu habilidades únicas e mostrou o potencial ilimitado das pessoas com deficiência para competir com muito fair play.

Queremos agradecer aos parceiros que dinamizaram as modalidades: Movement Lisboa, APD Lisboa, Casa Pia Atlético Clube, APCL , Muay Thay 4 All, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

Esta edição do evento também viu a participação ativa de mecenas dedicados, com a Coloplast como patrocinador principal e que nos permitiu fechar o dia com um sorteio de vários prémios. Contámos ainda com o apoio da REN, Fundação INATEL e Fundação BPI La Caixa. Todos estes parceiros desempenharam um papel crucial na viabilização deste dia memorável.

O Dia do Desporto Adaptado é mais do que uma celebração do desporto; é a afirmação de que a inclusão e a igualdade devem estar no centro de todas as atividades. A Associação Salvador continua a trabalhar incansavelmente para promover esses valores e proporcionar oportunidades para que todos possam desfrutar do desporto.

A 12ª Edição do Dia do Desporto Adaptado foi um sucesso enorme reforçando a importância da inclusão e do espírito desportivo. Este evento inspirador deixa um legado de superação, diversidade e amizade, e todos esperam ansiosamente a próxima edição, que certamente continuará a elevar o desporto adaptado em Portugal.