Associação Salvador faz levantamento sobre Apoios das Autarquias para Pessoas com Deficiência em Portugal

Consulte toda a informação sobre os apoios existentes na sua localidade

Atualmente, existem vários apoios estatais disponíveis para pessoas com deficiência em Portugal. Em muitos casos, estes são complementados por apoios ao nível local, atribuidos por Autarquias ou Juntas de Freguesia. No entanto, muitas vezes estes apoios locais não são amplamente conhecidos pelos cidadãos, devido à dispersão da informação. Por esse motivo, e com o objetivo de proporcionar uma visão clara e imediata das diversas opções oferecidas pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia em todo o país, a Associação Salvador realizou um inquérito junto dessas entidades e compilou as respostas que agora divulga.

O inquérito foi realizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023 e obteve a resposta de 76 Autarquias e 75 Juntas de Freguesia.

Para aceder à informação detalhada, convidamo-lo a consultar o nosso documento, que reúne as respostas recebidas e permite compreender o tipo de apoio oferecido por cada Entidade. Estes apoios podem ser agrupados em áreas essenciais, tais como Saúde, Formação, Apoio Legal, Acesso a Lazer e Cultura, Apoio Financeiro, e Outros Apoios.

Salientamos que a lista de autarquias e os apoios mencionados, bem como toda a informação disponibilizada, são baseados nas 151 respostas recebidas no questionário da Associação Salvador. Para informações mais detalhadas sobre os apoios disponíveis na sua região, recomendamos entrar em contacto diretamente com as autarquias locais.

Não teve oportunidade de responder ao questionário?

Se é uma Câmara ou Junta de Freguesia ainda pode responder, clicando aqui. As suas respostas serão divulgadas na próxima atualização do documento.

Onde Encontrar Mais Informações

Além deste documento, pode encontrar informações adicionais sobre apoios para pessoas com deficiência no nosso site ou consultar o Manual para Pessoas com Deficiência Motora disponibilizado pela associação Salvador.

Explore as oportunidades disponíveis e saiba como tirar o máximo proveito delas.