Associação Salvador já apoiou 549 pessoas em 2024

A Associação Salvador continua a lutar por uma mudança sistémica, em prol de uma sociedade mais inclusiva, sabendo que os Amigos e parceiros são cruciais para este sucesso.

Já com 20 anos de história, a equipa da Associação Salvador arrancou o ano de 2024 com projetos novos e, acima de tudo, uma nova estratégia para tornar Portugal uma sociedade mais inclusiva.

Além dos Projetos, que apoiam áreas como Desporto, Emprego e Apoios Sociais, outras áreas têm sido desenvolvidas. Ao longo destes primeiros meses do ano, a par de inúmeras atividades junto de beneficiários, Amigos, parceiros e mecenas, tivemos oportunidade de lançar uma nova área: o Advocacy. Com o intuito de ser um passo para a mudança sistémica, tem sido um importante reforço para nós, enquanto equipa que luta pela inclusão, termos uma percepção de como o sistema está a funcionar, e quais as reais necessidades de quem precisa de apoio.

Paralelamente, é também com bastante orgulho que a Associação Salvador continua a desenvolver inúmeros eventos de convívio, momentos de festa com as comunidades em que se encontra e, acima de tudo, ações de sensibilização junto de público de várias idades para uma maior awareness sobre o tema da diversidade e inclusão.

Obrigado! Obrigado a todos os Amigos, parceiros, mecenas e voluntários que têm estado do nosso lado nesta missão diária. Sem vocês não conseguíamos alcançar este sucesso!

Os primeiros seis meses da Associação Salvador em 2024

Lançamento do Departamento de Advocacy

Produtos de Apoio _ Cadeira de Rodas

O lançamento de uma área de Advocacy tem como objetivo, por parte da equipa da Associação Salvador, ir mais longe, trabalhando e contribuindo para uma mudança sistémica e duradoura na sociedade, escalando o impacto dos nossos projetos.

Fruto de uma reorganização interna, o Advocacy surge como consequência natural do conhecimento, experiência e notoriedade adquiridos ao longo dos últimos anos. Neste seu arranque, terá como dois grandes temas, para trabalho de investigação e influência, as Acessibilidades e os Produtos de Apoio. O objetivo é conseguir promover a mudança de procedimentos e políticas públicas, fundamentais para a promoção da inclusão das pessoas com deficiência motora.

Estamos comprometidos em promover estas mudanças, apostando na pressão e sensibilização pública para a melhoria das acessibilidades, e no acesso ao Atestado Multiusos e a Produtos de Apoio, fundamentais para a obtenção e usufruto dos direitos sociais previstos para pessoas com deficiência motora.

Ações de Sensibilização (com apoio de parceiros)

Walkathon Porto 2023

Acreditamos que a educação tem um papel importante na mudança sistémica. Por essa razão, temos desenvolvidos inúmeras ações de sensibilização em vários meios, promovendo sempre uma sociedade mais inclusiva.

• Reforçámos o compromisso com a YPO de mostrar à comunidade que a inclusão deve estar em destaque, com a promoção de uma nova Walkathon;
  • Em ensino pré-escolar até ao ensino superior, impactámos 8381 alunos e 514 professores;
  • Apostámos em campanhas de sensibilização, como o Inclusion4All, onde falámos em Capacitismo;
  • Lançámos uma Petição pelas Acessibilidades, que já reúne mais de 9997 assinaturas;
  • Impactámos na formação de 448 colaboradores de empresas em empregabilidade inclusiva

Projeto Emprego

Capa da Associação Salvador

No âmbito do nosso projeto dedicado à capacitação de candidatos para a procura de emprego, conseguimos manter a nossa aposta em processos de aprendizagem, workshop e sensibilização junto das empresas que trabalham em território português. Em seis meses conseguimos:

• acompanhar 181 candidatos;
  • desenvolver 27 sessões de capacitação para a empregabilidade;
  • apoiar a integração profissional de 32 pessoas.

Projeto Desporto

Equipa de Paraciclismo da Associação Salvador

Um projeto que tem como foco a melhoria do bem-estar, confiança, independência e reabilitação de quem nele se inscreve, o Desporto muito tem crescido nos últimos meses. No arranque de 2024 contámos com a participação de 54 atletas na prática regular de modalidades como o paraciclismo, vela adaptada e natação. Ao mesmo tempo, a Associação Salvador orgulha-se de ter duas equipas em prática competitiva, com as equipas de vela e paraciclismo a conquistarem 44 classificações em pódios.

Respostas e Apoios Sociais

A equipa da Associação Salvador recebe diariamente dezenas de pedidos de apoio. Neste primeiro semestre apoiámos 540 pessoas, das quais 282 com deficiência. Este tipo de apoio é feito através do encaminhamento, acompanhamento próximo de pedidos de apoio internos ou externos, e no apoio direto e excecional a pessoas que possam ter maiores carências e desafios urgentes.

Eventos de Convívio e Partilha

Eventos Associação Salvador 2024

O primeiro semestre de 2024 marcou o regresso dos eventos Made By, organizados por beneficiários e Amigos da Associação Salvador (até à data já foram feitos 2). Contribuindo para o combate ao isolamento, e promovendo o bem-estar, os eventos da Associação Salvador têm o apoio da Zurich e da Liftech na sua organização. Até ao momento já foram feitos 9 eventos de convívio, dentro de várias temáticas, e que contaram com a participação de 107 pessoas com deficiência motora.

Todos os dias trabalhamos trabalhamos para que haja uma mudança, e todos os dias conhecemos pessoas novas. Se está à procura de algum apoio, ou se quer inscrever-se nos nossos projetos de Desporto, Emprego, Respostas e Apoios Sociais, ou Eventos, fale connosco.

Inscreva-se nos nossos projetos. Após a submissão de dados irá receber um contacto de um membro da nossa equipa, para que possam ver quais os próximos passos. Ficamos à espera de si!

O que ainda irá acontecer com a Associação Salvador em 2024

Em período de férias os projetos estão a ser consolidados, mas várias atividades e eventos já se começam a formar para os meses que fecham 2024.

Além dos Eventos de Convívio e Partilha, a Associação Salvador irá lançar a Academia Salvador, já anunciada na nossa primeira Cerimónia de Inclusão. A par disso, outros eventos irão acontecer no âmbito do Desporto e Emprego, com particular ênfase para o lançamento de uma nova edição atualizada, a nona, do Manual para Pessoas com Deficiência Motora. O Dia Nacional das Acessibilidades voltará a tomar lugar a 20 de outubro, sendo também esta uma data com múltiplas atividades por todo o país, com o mote de sensibilizar todas as faixas etárias para o tema da inclusão. Mantenha-se atento aos nossos canais de comunicação para saber como se juntar a este movimento!

E, nesta reflexão do  primeiro semestre de 2024, temos ainda um último desafio para si: Junte-se A Nós!
Faça parte da mudança e tenha também um papel ativo no avanço da missão da Associação Salvador. Com o seu apoio, dedicação e envolvimento, conseguiremos levar mais longe todos os projetos e atividades em prol de um mundo mais inclusivo e acessível para todos.

Contamos consigo?