Inclusion4All promove a discussão sobre o Capacitismo

No âmbito do projeto co-financiado pelo Erasmus+, a Associação Salvador e a Irish Wheelchair Association lançam um vídeo de animação... para todas as idades.

Quando falamos em diversidade e inclusão, outros conceitos surgem associados ao tema. Conceitos importantes e que devem ser abordados, em qualquer idade.

O Capacitismo, por exemplo, é algo ainda com alguma presença na sociedade… ainda que muitos não saibam identificá-lo enquanto capacitismo. Desse lado, sabe o que é o Capacitismo?

É a discriminação e o preconceito social contra pessoas com deficiência. O capacitismo continua, diariamente, a representar uma barreira para a inclusão, afetando a vida de muitas pessoas. Por essa razão, torna-se essencial educar todos, em especial os mais jovens, sobre este tema, em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva e equitativa.

Em parceria com a Irish Wheelchair Association (IWA) no projeto Inclusion4All, a Associação Salvador lança um vídeo da campanha de sensibilização para os mais novos.

Pensado para os mais pequenos, mas de comunicação eficaz para qualquer um, este vídeo serve para aumentar a atenção ao tema. Queremos, juntos, promover a importância de criar espaços inclusivos que sirvam a todos! Contamos consigo?

Veja o vídeo, partilhe-o e faça parte desta mudança!

Estúdio de Animação: Merlin Filmes+Conteúdos

O que é o Capacitismo?

O que é o Inclusion4All?

Inclusion4All é um projeto de sensibilização escolar e advocacy, financiado pelo programa Erasmus+ e desenvolvido em parceria pela Associação Salvador e pela Irish Wheelchair Association.

Este projeto tem como objetivo geral abordar o problema da exclusão social de pessoas com deficiências físicas no campo da educação escolar, implementando e promovendo atividades relacionadas com a sensibilização e advocacy.

Os principais objetivos são:

• Sensibilizar para os desafios enfrentados por pessoas com deficiências;
  • Capacitar pessoas com deficiências;
  • Aproveitar esta parceria para aprender novas metodologias e aumentar a qualidade das existentes entre as duas associações.

Sobre a Associação Salvador: organização sem fins lucrativos fundada em 2003, cuja missão é integrar e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência motora, potenciando os seus talentos e criando oportunidades iguais na sociedade.

Sobre a Irish Wheelchair Association: uma das principais organizações representativas e prestadoras de serviços para pessoas com deficiência motora na Irlanda. Foi fundada com a convicção de que todos devem poder viver uma vida com escolhas e igualdade. Proporcionam um serviço nacional de assistência domiciliária, acesso a um centro comunitário em cada comunidade, uma frota de autocarros acessíveis, um serviço nacional de emissão de cartões de estacionamento e escola de condução, habitação social acessível para cadeiras de rodas e apoio a jovens com deficiência no desenvolvimento de competências de empregabilidade e confiança.