Workshop sobre “Procura Activa de Emprego” realizou-se a 13 de novembro

Realizou-se, no passado dia 13 de Novembro, um Workshop sobre “Procura Activa de Emprego”, no Fontana Park Hotel, em Lisboa, no qual estiveram presentes 23 pessoas com deficiência motora.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Salvador,  teve como objectivo disponibilizar informação útil que permita às pessoas com deficiência tornar a procura de emprego mais eficaz. A sua realização contou com o apoio do BES, CCA Advogados, Cisco Systems, Jason Associates e Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência (Fundação Liga; IEFP, I.P.; CM Lisboa).

Os trabalhos foram abertos abertos por Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador. Seguiu-se a intervenção de Isabel Livério e Madalena Pombo, ambas da OED, que explicaram como se deve fazer um CV ou comportar-se em entrevistas de emprego. Por fim, as técnicas da OED explicaram quais os Incentivos à Contratação disponibilizados pelo IEFP para as empresas que contratam pessoas com deficiência.

A sessão da manhã terminou com o testemunho de duas pessoas que se deslocam em cadeira de rodas: Henrique Figueiras, engenheiro informático na Nokia Siemens, e Diana Santos, psicóloga na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ambos partilharam com os participantes como tem sido o seu percurso profissional.

À tarde, contámos com a intervenção de Pedro Antunes e André Piteira, da Sociedade CCA Advogados, que falaram sobre a Lei de Quotas na Administração Pública e a Lei da Não discriminação.

Seguiu-se o testemunho de duas entidades empregadoras sobre integração profissional de pessoas com deficiência: Pedro Raposo, Diretor de Recursos Humanos do BES e Andreia Rangel, Country HR Representative na Cisco Systems partilharam as suas experiêcias sobre contratação de pessoas com deficiência. Ambos evidenciaram sempre o enfoque nas capacidades das pessoas.

O Workshop terminou com a intervenção de Filipa Leite Castro, da Jason Associates, que abordou questões relacionadas com a valorização pessoal.

Esta iniciativa contou com o apoio dos mecenas Semapa e Banco Espírito Santo, e ainda do Instituto Nacional de Reabilitação, sendo um projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG. Contamos ainda com o apoio logístico do Fontana Park Hotel, e do Expresso Emprego, como media partner.

• Para ler artigo publicado pelo Expresso Emprego, na edição de 17 de Novembro, clique aqui.
  • Para ler informações sobre Emprego para Portadores de Deficiência no Expresso Emprego Online, clique aqui.