Área de atuação: Sensibilização

Walkathon 2023 reuniu perto de 400 participantes

Uma caminhada solidária, a Walkathon Portugal 2023 é um evento da Associação Salvador com a YPO Portugal e teve lugar no Porto e em Lisboa.

Durante os dias 17 e 18 de junho, a nossa equipa marcou presença nas cidades do Porto e de Lisboa e, juntamente com equipas de várias empresas, caminhou rumo à mudança de vida de centenas de pessoas com deficiência motora.

Numa parceria renovada, os resultados desta caminhada solidária foram canalizados para a realização das obras de adaptação em casa de pessoas com deficiência motora, com comprovada carência financeira.

Nas duas cidades conseguimos reunir quase 400 participantes que tiveram no evento momentos de team building e convívio, demonstrando até aos mais pequenos como é que a inclusão deve ser refletida desde tenra idade.

Testemunho de como a Walkathon fica na memória dos mais pequenos:

O Tomás, 7 anos, ficou com a ideia de que a caminhada era uma corrida… “Mãe, temos que ir à frente, disse no início…”

A meio da prova, já cansado de alguns sprints pelo meio, perguntou-me: “Mãe, porque estamos a fazer esta caminhada?”

Respondi-lhe: “é para ajudar pessoas que andam de cadeiras de rodas como as que vão ao nosso lado.”

Sabendo que ele tinha gostado de experimentar o circuito de cadeiras rodas antes da caminhada, expliquei-lhe,

“Tomás, estas pessoas andam de cadeiras de rodas todos os dias, e muitas vezes precisam de apoio para ir a casa de banho e para se deitarem…estão quase sempre sentadas…”

Pensativo, respondeu de imediato: “que vida difícil, mãe”.

No dia a seguir à prova, eu avisei o Tomás para parar de fazer traquinices. “Partes uma perna, depois não vais poder correr…” Entretanto fui interrompida pela irmã de 4 anos que perguntou em jeito de afirmação “e fica numa cadeira de rodas?!”…

A Walkathon 2023 aconteceu no ano em que a Associação Salvador assinala o seu 20º aniversário. Foi, uma vez mais, uma oportunidade de contar com o apoio da sociedade civil para contribuir a uma mudança de paradigma, e para a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade.

Perante o sucesso da caminhada solidária, deixamos também o nosso agradecimento especial à YPO, que voltou a participar ativamente na promoção e organização da Walkathon Portugal. À Prévoir Portugal, que se tem juntado a nós nesta caminhada, desde a primeira edição, obrigado por serem voluntários na organização do evento e por estarem sempre presentes.

Às empresas 321 Crédito, Adidas, Ascendi, Concentrix, CSW, Cushman & Wakefield, Grupo Pestana, Nokia, Outsystems, Prévoir, PwC, REN, Siemens, Teleperformance, Telles de Abreu e Wellow obrigado por participarem ativamente e marcarem presença com as vossas equipas e por apoiarem a missão da Associação Salvador.

Deixamos também um agradecimento a todas as empresas parceiras que nos ofereceram snacks, frutas e bebidas refrescantes, para que estas caminhadas fossem de verdadeiro convívio: Sonae, Delta Cafés, Dietimport, Central de Cervejas, Sumol Compal, Lidl Portugal e CAMPOTEC. À Hertz obrigado por nos levarem a percorrer todos os kms entre Porto e Lisboa, à Fidelidade Seguros por garantirem a segurança de todos os participantes, e à Contisystems e Osborne por estarem por detrás das nossas t-shirts e bonés personalizados.