“Vais arriscar?”- Associação Salvador e PSP juntas em ação de sensibilização pela segurança rodoviária

Infelizmente, não acontece só aos outros... Vais arriscar?

Em pleno século XXI, os números continuam a ser alarmantes. As estatíscas mostram que a ação humana permanece como a principal causa de acidentes rodoviários em Portugal. São muitas as vidas que, diariamente, se perdem ou que mudam para sempre nas estradas portuguesas.

Infelizmente, não acontece só aos outros… Vais arriscar?

Este é o mote para a ação de sensibilização conjunta que a Associação Salvador e a PSP dinamizaram durante a manhã de dia 15 de outubro, na Praça do Saldanha, em Lisboa.

Uma operação stop diferente em que, mais do que multar, se procurou sensibilizar os condutores para o perigos na estrada.

“Já todos conhecemos os perigos da estrada. Os condutores são constantemente impactados com mensagens de segurança durante a condução. Desta vez, queremos que as pessoas se identifiquem, que se revejam em algo que já disseram ou que já ouviram. Queremos que, numa próxima situação em que tenham a oportunidade de decidir, façam a escolha certa e não caiam numa tentação que poderá mudar a sua vida para sempre. Infelizmente, não acontece só aos outros. Basta uma vez.”, explica Margarida Cardoso, da Associação Salvador.

As estatísticas, mostram que os acidentes rodoviários estão na origem da maioria dos casos de deficiência motora adquirida, como foi o caso do Salvador Mendes de Almeida (Fundador e Presidente da Associação Salvador), e que Portugal é dos países desenvolvidos com maior taxa de sinistralidade rodoviária.

No local, estavam 4 cadeiras de rodas expostas, com diferentes cartazes, cada um deles fazendo menção a uma das principais causas dos acidentes rodoviários:

• ALCOOL: Bebi um copo a mais, mas estava bem para conduzir
  • TELEFONE: Foi só uma mensagem, queria avisar a Ana que estava a chegar.
  • VELOCIDADE: Tinha 2 horas para chegar ao Porto, a reunião era importante
  • CANSAÇO: Estava cansado, mas não quis dormir em casa do Manel.

Nesta iniciativa, estiveram presentes o Presidente e Fundador da Associação, Salvador Mendes de Almeida (tetraplégico devido a uma acidente de mota aos 16 anos. Adormeceu devido ao cansaço) e os embaixadores da Associação Salvador, Hélder Mestre (aos 19 anos, um acidente de viação deixou-o tetraplégico. Ia sem cinto de segurança) e  Luís Rodrigues (desastre de mota sem capacete, aos 17 anos, deixou-o paraplégico).

Esta ação contou com o apoio imprescindível da Locarent e da BP Portugal, mecenas do projeto de Sensibilização Rodoviária da Associação Salvador.