Seminário “Autorrepresentação das pessoas com deficiência visual no século XXI. Que perspetivas, desafios e soluções?”

Seminário "Autorrepresentação das pessoas com deficiência visual no século XXI. Que perspetivas, desafios e soluções?" 15 e 16 de outubro, na sala do senado, da Assembleia da República Inscreva-se até 10 de outubro

Irá realizar-se nos próximos dias 15 e 16 de outubro, na sala do senado, da Assembleia da República, o Seminário  “Autorrepresentação das pessoas com deficiência visual no século XXI. Que perspetivas, desafios e soluções?”.  A entrada é gratuita. Inscreva-se até 10 de outubro. Mais informações e inscrições em http://autorrepresentacao.acapo.pt

O seminário destina-se a dirigentes e técnicos de organizações com atuação da área da deficiência, dirigentes e técnicos de instituições que se dediquem à autorrepresentação, investigadores ou estudantes das áreas da ação social, direito, psicologia, reabilitação ou sociologia, associados da ACAPO ou de outras instituições representativas de pessoas com deficiência e cidadãos com deficiência.

Programa Seminário

15 outubro (segunda-feira)

09h00 – Credenciação e receção dos participantes

09h45 – Sessão de Abertura

Carlos Lopes, Presidente da Direção Nacional da ACAPO

Enrique Pérez, Secretário-geral, União Mundial de Cegos

Representante do Governo Português* (sujeito a confirmação)

10h30 – Pausa para café

11h00 – Representar as Pessoas com Deficiência Visual no Século XXI: que desafios?

Moderador: Paulo Pedroso, Sociólogo

Key-speaker: Aubrey Webson – Perkins International

Autorrepresentação dos cegos a título individual

José Alberto Leitão Barata, Mestre em História dos Descobrimentos

Autorrepresentação na sociedade civil

Manuel Carvalho da Silva – Coordenador do CESLisboae do Observatóriosobre Crises e Alternativas

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – Painel 1 – Modelos organizacionais de Autorrepresentação: da teoria à prática (1.ª parte)

Moderador: Edmundo Martinho, Diretor do Observatório da Segurança Social em Genebra

Atle Lunde – Presidente NABP – Associação Norueguesa de Cegos e Amblíopes (Noruega)

Carine Marzin, Técnica do RNIB – Real Instituto Nacional de Cegos (Reino Unido)

Frederic Schroeder, Vice-presidente doFNC – Federação Nacional de Cegos(E.U.A)

15h45 – Debate

16h15 – Pausa para café

16h30 – Painel 1 – (2.ª parte)

Moderador: Ana Salvado, doutoranda de Sociologia do Centros de Investigação e Estudos em Sociologia/ISCTE-IUL

Enrique Perez, ONCE- Organização Nacional de Cegos Espanhola (Espanha)

Volmir Raimondi, ONCB – Organização Nacional Cegos do Brasil (Brasil)

Rodrigo Santos, diretor – ACAPO (Portugal)

17h45- Debate

18h15 – Encerramento do primeiro dia de trabalhos

16 outubro (terça-feira)

8h30 – Abertura do Secretariado

9h00 – Painel 2 – Modelos organizacionais de prestação de serviços: o que prestar, como prestar, e que implicações (1.ª parte)

Moderador: Octávio Oliveira, Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.

Atle Lunde – Presidente do NABP – Associação Norueguesa de Cegos (Noruega)

Sally Snowball – Técnica do RNIB – Real Instituto Nacional de Cegos (Reino Unido)

o Frederic Schroeder – Vice-presidente doFNC – Federação Nacional de Cegos (E.U.A)

10h15 – Debate

10h45 – Pausa para Café

11h15 – Painel 2 – ( 2.ª parte)

o Moderador: Maria Joaquina Madeira – Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo eda Solidariedade entreGerações, em Portugal

o María Íniguez Villanueva – Técnica da ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhola (Espanha)

o Moisés Bauer – Presidente da ONCB – Organização Nacional Cegos do Brasil (Brasil)

o Carlos Lopes -Presidente da Direção Nacional da ACAPO (Portugal)

12h30 – Debate

13h00 – Pausa para almoço

14h30 – Apresentação dos resultados preliminares do estudo “A prestação de serviços e a promoção da vida independente”*

Oradores: Paulo Pedroso e Tatiana Alves, PPLL Consult

* Estudo realizado ao abrigo do Programa Operacional de Assistência Técnica, cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.

15h45 – Pausa para Café

16h15 – Autorrepresentação: contributos individuais para soluções coletivas

Moderador: José Madeira Serôdio, Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

o Bruno Sena Martins, Investigador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

o Fernando Matos, representante do movimento associativo

17h30 – Sessão de Encerramento

Rodrigo Santos, Diretor da ACAPO