O QUE FAZEMOS:
Sensibilização

Prevenção Rodoviária

"Há sonhos que morrem cedo demais" - E se o Salvador não tivesse tido o acidente? É este o ponto de partida da campanha da Associação Salvador no âmbito do tema da Prevenção Rodoviária, criada pela Partners e produzida pela Ministério dos Filmes.

Esta campanha de prevenção rodoviária tem como título: “Há sonhos que morrem cedo demais. Se beberes não conduzas.” Recorde-se que Salvador Mendes de Almeida ficou tetraplégico aos 16 anos devido a um acidente de mota.

A campanha foi desenvolvida probono pela agência de publicidade MSTF Partners e pela produtora Ministério dos Filmes. A realização deste filme esteve a cargo de Marco Martins, com criatividade da dupla Ivo Purvis e Pedro Lima. A produção foi de Pedro Domingos.

Esta campanha foi difundida em diferentes meios de comunicação que se mostraram solidários com esta causa, nomeadamente televisão, cinemas Zon Lusomundo, publicidade exterior e internet.

Os acidentes rodoviários estão na origem da maioria dos casos de deficiência motora adquirida, como foi o caso do Salvador, e Portugal é dos países desenvolvidos com maior taxa de sinistralidade rodoviária. Estes dois factos fizeram-nos assumir desde o início um papel ativo na prevenção de acidentes rodoviários, tendo vindo a desempenhar ações de sensibilização, formação e educação da população – sobretudo nas camadas jovens (maior grupo de risco).

Regresso Seguro é uma campanha de sensibilização e prevenção rodoviária realizada em locais específicos de vida noturna, que tem como objetivo principal alertar os utilizadores dos serviços de diversão noturna para a não condução sob o efeito do álcool.

Trata-se de uma ação pela positiva, que visa comunicar de uma forma acessível e direta com os condutores, com o testemunho ao vivo de pessoas que tiveram más experiências resultantes do facto de terem conduzido quando já não estavam em condições.

Dinâmica

A ação é feita por equipas de voluntários da Associação Salvador, grande parte dos quais pessoas que se deslocam em cadeira de rodas vítimas de acidentes de viação.

É feita uma distribuição de flyers “Cartão com balão” e colocação de autocolante electroestáticos nas portas dos carros. Em paralelo estabelece-se um contacto com restaurantes e cafés, pedindo-lhes para entregarem a conta dentro de um suporte com uma mensagem de sensibilização. Para além da distribuição de materiais, é estabelecido um diálogo entre os diversos intervenientes.

Ações Realizadas

As ações têm vindo a ser realizadas desde o ano de 2008, tendo a Associação Salvador contactado já com inúmeros jovens por todo o país.

• Lisboa/ Zona Bairro Alto – Dez. 2008
  • Algarve/ Vilamoura e Portimão – Julho 2009
  • Lisboa/ Zona de Santos – Dez. 2009
  • Coimbra/ Queima das Fitas – Maio 2010
  • Porto / Semana Receção ao Caloiro – Outubro 2010
  • Lisboa / Zona do Bairro Alto – Março 2011
  • Évora / Festa do Forcado – Abril 2011
  • Gaia / Festival Marés Viva – Julho 2011
  • Lisboa / Festival Delta Tejo – Julho 2011
  • Oeiras / Festiva Wake Up Oeiras – Julho 2011
  • Caldas da Rainha / Tasquinhas – Agosto 2011
  • Cascais / Centro Cidade – Dezembro 2011
  • Lisboa / Zona Parque das Nações – Dezembro 2011

VIDEOS

“Há sonhos que morrem cedo demais. Se beberes não conduzas.”