Área de atuação: Sensibilização

Projeto +Acesso para Todos – Por comunidades + inclusivas chega a mais de 12.000 pessoas

Depois de um ano de trabalho, +Acesso para Todos – Por comunidades + inclusivas superou os resultados previstos no seu arranque, permitindo diálogos mais abertos, e construtivos, sobre as acessibilidades no nosso país.

Anunciado em 2022, o projeto +Acesso Para Todos: Por Comunidades Mais Inclusivas apresentou-se às comunidades com um desafio: “Ponha-se no Nosso Lugar“. Ao longo destes meses, a Associação Salvador percorreu várias autarquias do país e promoveu comunidades mais inclusivas através da sensibilização e promoção de efetiva mudança ao nível das acessibilidades.

Agora, depois de uma última sessão online que contou com mais de 200 pessoas, é com prazer que a Associação Salvador confirma que o projeto +Acesso Para Todos: Por Comunidades Mais Inclusivas superou os resultados inicialmente previstos!

Ao longo do projeto, foram realizadas mais de 700 ações dedicadas à sensibilização e promoção da acessibilidade tendo sido impactadas mais de 12000 pessoas. Foram realizadas Palestras e PeddyPapers em escolas como forma de chegar à próxima geração de cidadãos ativos. Foram também realizadas ações junto de organismos públicos e entidades da sociedade civil tendo cada uma dessas ações desempenhado um papel crucial na disseminação da importância das acessibilidades para todos os indivíduos, com ou sem deficiência.

Cada uma das pessoas impactadas teve a oportunidade de entender melhor as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência motora e, mais importante, de se tornar parte ativa na luta por um mundo mais acessível para todos.

O Projeto +Acesso Para Todos foi uma verdadeira jornada de transformação que se estendeu por 15 municípios de norte a sul do país. Através do envolvimento dessas comunidades, conseguimos fortalecer os laços com as comunidades locais e disseminar a mensagem de inclusão em vários pontos do território nacional.

Promovendo um diálogo construtivo, realizámos reuniões com os departamentos de urbanismo e obras públicas dos municípios envolvidos no projeto, a fim de compreender melhor as abordagens e práticas relacionadas ao tema das acessibilidades. A Associação Salvador acredita que o tema das acessibilidades deve ser prioridade nas estratégias dos municípios.

Estamos profundamente gratos a todos os parceiros, que tornaram este projeto possível, e com quem queremos continuar a trabalhar em conjunto. Ambicionamos chegar a mais Municípios, ambicionamos impactar mais pessoas e que o tema das acessibilidades, deixe de ser um tema.

O Projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas” (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54) é apoiado pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia (EU), nomeadamente pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego no âmbito do Portugal 2020 financiado pela EU através do FSE – Fundo Social Europeu.