À semelhança das regiões do Algarve, Alentejo e Centro, onde o projeto está a ser implementado desde 1 de novembro de 2024, também faz parte, desde 1 de junho, a região de Lisboa, durante um período de 24 meses.
Em Lisboa, o Projeto In Escolas: por Comunidades mais inclusivas conta com a Câmara Municipal de Odivelas e o Hospital da Luz enquanto parceiros locais e que estarão envolvidos, ao longo de todo o projeto, na implementação e desenvolvimento de um conjunto de ações de capacitação e sensibilização sobre inclusão, deficiência e diversidade, nas Escolas desta região.
Os principais destinatários destas ações são crianças, do pré-escolar ao primeiro ciclo, com idades compreendidas entre os três e os dez anos e integradas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) e outros territórios economicamente e socialmente desfavorecidos. Em conjunto com a Associação Salvador, os parceiros locais terão oportunidade de identificar as escolas onde serão desenvolvidas estas iniciativas e com o objetivo principal de mitigar o risco de exclusão social de crianças e jovens em contextos adversos, por falta de acesso a informação ou contacto com estes temas, o que leva a desinteresse, criação de preconceitos e desresponsabilização do papel de cada um.
Mantendo a parceria com a Associação A PAR para a execução deste projeto, serão desenvolvidas as seguintes atividades:
- Sessões lúdico-pedagógicas “Escola de Todos, para Todos”
- Entrega de um “Tool Kit”
- Sessões de Teatro de Marionetas
- Realização de Podcast
- Criação de Recursos Digitais
- Criação de Mural Inclusivo
Acreditando que a democratização do acesso a estas iniciativas cria oportunidades para as crianças se tornarem agentes de mudança e que, no futuro, possam vir a contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, é com grande entusiasmo que a Associação Salvador aceita o desafio de acrescentar ao Projeto In Escolas a operação da região de Lisboa e, assim, continuar a contribuir para um país cada vez mais sensibilizado para as temáticas da Inclusão, deficiência e diversidade.
A operação Lisboa 2030 – FSE +-01906700 foi apoiada pelo Fundo Social Europeu, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

