Área de atuação: Integração

Eventos de convívio da Associação Salvador continuam a ser um sucesso

Ao longo de 2023 a Associação Salvador já promoveu dezenas de eventos. Os de convívio, que duram alguns dias, têm sido verdadeiramente memoráveis para todos os envolvidos.

Com a chegada do outono, a Associação Salvador faz um balanço extremamente positivo de um ano que já se revelou ‘cheio’ de eventos.

Acompanhados de beneficiários, amigos e voluntários, visitámos a Quinta da Bacalhôa, tivemos experiências no Túnel do Vento, momentos de convívio, como o picnic na cidade do Porto, mas também tivemos os eventos de longa duração da Associação Salvador!

Ao longo dos últimos meses tivemos a oportunidade, e o prazer, de proporcionar vários dias de mini-férias que passaram por visitar novos pontos de Portugal, sem esquecer a prática de atividade física, os passeios pela praia e claro, os momentos de diversão, gargalhadas e boa disposição, junto dos amigos e família da Associação Salvador.

Destacamos alguns dos eventos que nos marcaram este ano, e esperamos que sejam o impulso que precisava para se inscrever nos nossos eventos!

VIANA DO CASTELO

Foi no final de maio que a Associação Salvador juntou um grupo de 11 pessoas com deficiência motora, 2 voluntários e 2 membros da sua própria equipa, para passar 4 dias em Viana do Castelo.

Neste evento houve espaço para surf, passeios pela praia, e uma visita para conhecer toda a cidade de Viana do Castelo, realçando as passagens pela citânia e o Santuário de Santa Luzia, assim como o Museu do Traje.

Estes dias de férias terminaram em grande com um belo almoço à beira do Rio Lima, e com algumas bolas de berlim do Natário nas malas de regresso a casa.

Muito obrigado ao Surf Clube de Viana, por nos terem acolhido nas suas instalações, e por terem estado connosco durante a prática de surf. À Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, obrigado por impulsionarem o evento, e à Barraqueiro, em especial ao Sr. Gil Capitão, um agradecimento pelo fantástico serviço dos 4 dias, sempre incansável!

ERICEIRA

Durante quatro dias, com o apoio da SCML e da Surf Art, fizemos da Colónia de São Julião a nossa casa e aproveitámos ao máximo umas férias de tempo de verão. Com um grupo que chegou a contar com 50 pessoas, organizámos momentos lúdicos, mangueiradas para fugir ao calor, noites de dança e inúmeras atividades e jogos de integração em equipa.

Realçamos os momentos de surf adaptado, dinamizados pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos, e ainda a atividade de Arborismo, preparada pela equipa da Azimute Radical, sempre preparada para nos proporcionar a melhor experiência!

Aos voluntários, obrigado por terem estado connosco, e à Tourism For All, por toda a disponibilidade e profissionalismo.

MIRANDA DO CORVO

MirandaCorvo-2023

Com uma equipa de 7 pessoas, e um grupo de 22 pessoas com deficiência, a Associação Salvador rumou para as paisagens de Miranda do Corvo. As merecidas férias, de 20 a 24 de setembro, estiveram repletas de atividades e proporcionaram um contato direto com a Natureza.

Destacamos a incrível descida à Serra da Lousã, organizada de forma exemplar pelos membros da Arcil, e ainda o passeio pelo parque Biológico da Lousã. Numa oportunidade única para muitos, vimos uma série de animais de raças autóctones selvagens, como o lince, os lobos ou os ursos pardos; já na quinta tivemos a oportunidade de um momento de alimentar as cabras, cavalos e burros.

Nos restantes dias houve espaço para um espetáculo de fados, na emblemática Fonte dos Amores de Miranda do Corvo, onde o convívio imperou e as gargalhadas marcaram a noite. À Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, obrigado pela amabilidade com que nos receberam!

Pelas viagens até, e de, Miranda do Corvo, conhecemos a praia fluvial de Serpins, a aldeia de Xisto do Candal, almoçámos no Mosteiro do Leitão na Batalha, e ainda marcámos presença no CRID do Instituto Politécnico de Leiria para um Encontro Temático, organizado pela Associação Salvador, sobre Comunicação Inclusiva.

Um obrigado à Susana, da Tourism for All, que, juntamente com o Renato, estiveram sempre disponíveis para que tudo acontecesse da melhor forma na nossa viagem!

Deixamos um agradecimento especial à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa , que nos tem apoiado nos vários eventos de lazer, e que está sempre ao lado da Associação Salvador nestes eventos de longa duração!

SOBRE OS EVENTOS DE LONGA DURAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SALVADOR

Com os eventos de longa duração, aAssociação Salvador pretende dar a oportunidade às pessoas com deficiência motora de viver e partilhar novas experiências e de conhecer pessoas novas, com realidades semelhantes. Estes eventos são “exclusivos” a pessoas com deficiência, sendo que os familiares e/ou cuidadores habituais não os acompanham, dando-lhes oportunidade de gozar de uma férias diferentes.