Entrevista a Joaquim Gomes, Diretor da Volta a Portugal

A Volta a Portugal vai apoiar a Associação Salvador através de um leilão solidário

A Associação Salvador foi convidada para ser o parceiro social da Volta a Portugal pelo segundo ano consecutivo, beneficiando da oferta de camisolas da prova para a realização de um leilão solidário.

Entrevistámos Joaquim Gomes, o Diretor da Volta e um dos maiores ciclistas portugueses de todos os tempos. Participou em 18 Voltas, venceu 2 e foi ainda Campeão Nacional de estrada por duas vezes.

A Volta a Portugal Santander Totta apoia pelo segundo ano a Associação Salvador. O que levou a Volta a apoiar a nossa causa e como vão fazê-lo?

Joaquim Gomes: A Volta a Portugal em Bicicleta é um evento que pela sua antiguidade, 78 edições, e dimensão tem uma força intrínseca que alcança, não só os apaixonados pela modalidade mas todos os portugueses quer no acompanhamento nas estradas do norte ao sul, do litoral ao interior, quer através da RTP que faz uma ampla cobertura à prova.

Esta abrangência, levou a que em 2015 alargássemos a área de atuação da Volta também para a responsabilidade social. A Associação Salvador tendo como um dos projetos de referencia o Desporto Adaptado, no pilar da integração social, assim como todo o trabalho desenvolvido tendentes ao aumento da qualidade de vida de pessoas com deficiência motora, insere-se no pilar que pretendemos ajudar através deste grande evento.

No fundo, a nossa melhor riqueza é a capacidade de ajudar os outros e foi com este espírito que partimos para esta iniciativa de leiloar as camisolas e a bicicleta do vencedor.

Esta acção de angariação de fundos, através do leilão, permitiu uma relevante contribuição financeira para a Associação Salvador.

Para este ano, iremos repetir o modelo de 2015, acreditando que voltaremos a contribuir para tornar melhor o dia a dia de pessoas com deficiência.

Algumas empresas e até alguns particulares apoiam algumas causas sociais, mas não é comum uma prova desportiva, como a Volta a Portugal convidar uma instituição para parceiro social. Acreditamos que poderão dar o exemplo a outras modalidades. Querem deixar uma frase de incentivo para que outros possam seguir esta vossa boa prática?

Joaquim Gomes: A frase que nos parece mais adequada seria  “A nossa grande vitória é ter a capacidade de ajudar os outros”

As expectativas para a 78ª Volta a Portugal Santander Totta são altas. Quais as novidades para 2016?

Joaquim Gomes: A edição de 2016 terá mais 2 equipas, sendo que as 18 equipas em competição terão uma melhor categoria em termos de ranking UCI.

Por outro lado iremos ter novas marcas:  Banco Santander Totta, Rubis Gás, Via Verde, ACP entre outros que vão estar pela primeira vez na Volta a Portugal.

Também o grupo de imprensa Global Media – Jornais: JN; DN e O Jogo voltará a ser parceiro da Volta

Ao nível corporate temos vindo a melhorar e este ano teremos 6 dias de almoços para Patrocinadores, Entidades Oficiais e convidados.

A Via Verde patrocina a Etapa da Volta que se realiza no dia de descanso

Por tudo isto as expectativas para a Volta de 2016 são as maiores.

A Associação Salvador agradece o apoio e deseja as maiores felicidades ao pelotão e à Volta a Portugal 2016!!!