Encontro Sobre Lesões Medulares aproxima investigadores e pessoas com lesão medular

III Encontro de Lesões Medulares promove momento de encontro e partilha, que aproximou investigadores, pessoas com lesão medular, as suas família e profissionais de saúde.

Foi no passado dia 17 de fevereiro, no Centro de Reabilitação do Norte, que a Associação Salvador promoveu um momento de encontro e partilha, que aproximou investigadores, pessoas com lesão medular, as suas família e profissionais de saúde.

No III Encontro de Lesões Medulares, abordaram-se os principais avanços e inovações que têm sido desenvolvidos na área, com especial enfoque na investigação realizada por grupos de investigação em Portugal.

Numa linguagem simples, acessível e em português, pretendeu-se aproximar os vários atores interessados, proporcionando o debate e a troca de experiências.

“Neste Encontro, à semelhança das edições anteriores, procuramos partilhar conhecimento sobre o que de melhor se está a fazer em Portugal em termos de investigação na temática das lesões medulares. Queremos, passar uma mensagem de força e esperança, mas também motivar para que se continue a investir e a trabalhar na direção de inovações que permitam a melhoria contínua da qualidade de vida de pessoas com lesão medular”, refere Mariana Lopes da Costa, da Associação Salvador.

Uma tarde de partilha, que contou com mais de 140 pessoas, 70 com lesão medular. Um número bastante superior, quando comparado com as edições anteriores, que nos mostra que existe um crescente interesse na temática. No final do encontro, os presentes tiveram oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas com os oradores, durante o lanche de networking.

Mais uma vez, um evento que se revelou um sucesso, graças ao apoio incondicinal do Centro de Reabilitação do Norte, por ter co-organizado este momento de partilha e por nos acolher em sua casa; ao Instituto de Investigação da Universidade do Minho ICVS, pela disponibilidade, por identificar e mobilizar os melhores oradores para estarem connosco nesta tarde e pela dedicação com que trabalham diariamente na busca de melhores soluções para os problemas das pessoas com lesão medular; ao Movimento Associativo CRN-MAR, por ter apoiado a organização, logística e comunicação desta iniciativa; e aos Patrocinadores deste evento, a INVACARE e a Teprel, por nos terem apoiado para que este evento fosse possível. Por último e não menos importante, aos Oradores, que se disponibilizaram a vir partilhar os avanços mais recentes das suas áreas de intervenção e dos seus projetos de Investigação.