“É uma cadeira que faz a diferença?” vence “Sensibilização em Escolas”

Sensibilização em escolas 2010/2011 Escola vencedora: Agrupamento de Escolas do Forte da Casa Campanha "É uma cadeira que faz a diferença?"
Nenhum resultado encontrado.

O júri da iniciativa “Sensibilização em Escolas” – composto por elementos da Associação Salvador e da Agência de Publicidade MSTF Partners – decidiu que o projecto vencedor do desafio lançado às escolas no ano lectivo 2010/2011 foi a a campanha “É uma cadeira que faz a diferença?” do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa realizada pelos alunos João Cabral, Rita Correia, Soraia Azinheira e Tiago Fernandes. Esta campanha será trabalhada pela agência de publicidade MSTF Partners e divulgada em vários meios de comunicação social. Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas.

(1) Escola Secundária de Raul Proença (Caldas da Rainha) com a campanha “Não deixe que as barreiras da sua mente se tornem realidade!” realizado pelas alunas Adriana Nunes, Ana Rita Carvalho, Denise Francisco, Inês Marques, Juliana Serrazina e Mariana Pereira.

(2) Escola Secundária Caldas das Taipas  com a campanha “Proibida a entrada a pessoas com deficiência motora devido ao facto deste edifício não apresentar as condições mínimas de acessibilidade!” realizado pelos alunos Eduarda Abreu, Celine Lucas, Daniela Antunes, Fernando Gama, Juliana Lobo, Rafael Fernandes e Sónia Silva.

O desafio lançado às escolas, em Setembro de 2010, para desenvolverem uma campanha de sensibilização sobre a “integração das pessoas com deficiência e/ou acessibilidades” tinha como objectivo sensibilizar os jovens para a deficiência e transmitir-lhes uma mensagem positiva mostrando que as pessoas com deficiência têm capacidades, assim como todo o direito de ter uma participação activa na sociedade. Também se pretendeu alertar os jovens para a falta de acessibilidades físicas nos espaços públicos que impedem as pessoas com mobilidade reduzida de ter uma vida autónoma.

O prazo de candidaturas terminou a 17 de Dezembro tendo sido recebidas 70 campanhas publicitárias provenientes de 32 escolas com 3º ciclo e ensino secundário, a nível nacional.

As primeiras 25 escolas que enviaram as campanhas para a Associação Salvador irão receber uma palestra (em data a agendar com as mesmas) de um representante da Associação Salvador com deficiência motora que irá dar o seu testemunho pessoal sobre a inclusão social das pessoas com deficiência.

As 25 escolas a visitar até ao final do ano lectivo 2010/2011 são*:

• Escola Secundária Fernando Namora
  • Escola Secundária Quinta das Palmeiras
  • Escola Secundária Soares Basto
  • Agrupamento de Escolas do Forte da Casa

* Requisitos obrigatórios para a realização da Palestra “Acessibilidade e Integração de Pessoas com deficiência motora”:

• Garantir um mínimo de 100 alunos para assistir à palestra, de forma a que consigamos transmitir a mensagem ao maior número de pessoas possível.
  • O espaço onde decorre a palestra deverá ser acessível a uma pessoa que se desloque em cadeira de rodas.
  • A data será acordada entre a Associação Salvador e o Estabelecimento de Ensino.
  • A Associação Salvador é uma instituição sem fins lucrativos, pelo que todas as despesas de deslocação devem ser asseguradas pela escola, ou entidades promotoras da visita.