Área de atuação: Sensibilização

Dia Nacional das Acessibilidades mais próximo da comunidade com eventos online

Com atividades para escolas e Accessibility Talks, a Associação Salvador promove ainda eventos online, e gratuitos, para colocar em debate a temática das Acessibilidades nos vários pontos de Portugal. Junte-se ao Dia Nacional das Acessibilidades.

No próximo dia 20 de outubro celebra-se o Dia Nacional das Acessibilidades. Para assinalar a data, a Associação Salvador está a organizar um conjunto de iniciativas, pensadas com o propósito de consciencializar a comunidade escolar e empresarial para o tema das acessibilidades.

Para além das escolas e empresas, que são ambos importantes agentes da mudança na temática das acessibilidades, para a Associação Salvador outros grupos de extrema relevância são as autarquias e os arquitetos. Tendo papéis diferentes, mas igualmente relevantes, para a implementação de práticas mais acessíveis no dia a dia de todos os que moram em Portugal, para a Associação Salvador a sensibilização é mais importante que nunca para se fazer uma mudança.

A falta de acessibilidades continua a ser um dos principais obstáculos à inclusão social das pessoas com deficiência. Acreditamos que a acessibilidade universal é um objetivo que beneficia toda a sociedade. Queremos que todos estejam envolvidos, pois acreditamos que podemos promover uma mudança de mentalidades e construir um país mais inclusivo e acessível para todos.

Conheça os programas online, e gratuitos, promovidos pela Associação Salvador.

AUTARQUIAS

Um webinar que convida à divulgação e partilha de boas práticas, por parte das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, e onde convidamos a estarem presentes  o Sr(a). Presidente de Câmara, Vereador(a) da área da Mobilidade/Urbanismo caso existe e pelo menos um técnico desta matéria.

QUANDO: 18 de outubro, 15h00

ARQUITETOS, PROFESSORES E ALUNOS DE ARQUITETURA

Em conjunto com a Ordem dos Arquitetos, a Associação Salvador apresenta o webinar “Projetar sem Barreiras – A Acessibilidade e a Mobilidade”. O evento, pensado para os futuros arquitetos do nosso país, está aberto a quem já exerce a profissão, aos alunos e professores, mas também ao público geral que se interesse pela temática.

QUANDO: 23 de outubro, 16h00

SOBRE O DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES

A criação deste dia, promovido pela Associação Salvador, e promulgado pela Assembleia da República em 2021, visa alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência.

Este será o segundo ano como Dia Nacional das Acessibilidades, e a 5ª edição do Dia das Acessibilidades criado pela Associação Salvador. Em 4 edições, já envolvemos mais de 73 500 pessoas no seu todo. Este ano, queremos chegar a novos números e públicos, e continuar a fomentar o debate sobre a temática da inclusão, da acessibilidade e da modalidade. Este ano, para assinalar o Dia Nacional das Acessibilidades, a Associação Salvador tem presente no seu calendário os projetos para escolas, as Accessibility Talks, a Conferência “Dia Nacional das Acessibilidades”, destinadas a autarquias, e o Webinar “Projetar sem barreiras – A Acessibilidade e a Mobilidade”, em parceria com a Ordem dos Arquitetos.

Faça parte destas celebrações e saiba COMO PARTICIPAR em cada evento.

UM DIA. UM MOVIMENTO. UMA MUDANÇA. JUNTA-TE A NÓS!