Área de atuação: Sensibilização

Associação Salvador convida empresas a juntarem-se às Accessibility Talks

No âmbito das celebrações do Dia Nacional das Acessibilidades, assinalado a 20 de outubro, a Associação Salvador abre as portas para as Accessibility Talks. O convite destina-se a qualquer empresa presente em território português.

Em Portugal, existem cerca de um milhão de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade. A mudança é urgente e, a partir deste ano, as empresas são obrigadas a empregar pessoas com deficiência. Será que estão preparadas? Será que as empresas são acessíveis e verdadeiramente inclusivas? Será que consigo trabalhar em qualquer lugar? Seja num edifício de uma empresa, numa loja ou restaurante dessa mesma empresa?

Especialmente direcionadas para empresas, as Accessibility Talks pretendem convidar CEOs, Diretores, Departamentos de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, a estarem presentes e, consequentemente, mais preparados e conscientes para tornar os seus espaços acessíveis e inclusivos para os trabalhadores e também clientes.

Acreditamos que a mudança começa dentro de cada um de nós e por isso, a Associação Salvador desafia que todos sejamos um agente de mudança. A promoção de uma sociedade mais inculsiva, deverá ser uma missão de todos, para todos. Queremos que Portugal seja um país sem barreiras para que, num futuro próximo, se celebre este dia como um dia de liberdade para todos e não apenas para alguns.

Salvador Mendes de Almeida

E, num ano em que a Lei das Quotas, que obriga as empresas a terem uma percentagem de pessoas com deficiência, está em cima da mesa, é necessário existirem empresas cada vez mais preparadas. Nesse sentido, a Associação Salvador promove as Accessibility Talks, um espaço reservado para mostrar como é que as empresas podem começar a ser parte da mudança da sociedade.

Marque presença no dia 20 de outubro, no Hotel Intercontinental, em Lisboa, e junte-se a um movimento pela verdadeira inclusão. Todas as empresas presentes nas Accessibility Talks irão receber o ‘compromisso de acessibilidades’, com menção no site da Associação Salvador, pela vontade demonstrada de fazer algo mais pela comunidade.

Accessibility Talks | 20 de outubro

• 14h30 – Abertura – Salvador Mendes de Almeida
  • 14h40 – Projeto Call4Action – Acessibilidades em Espanha e Macedónia do Norte (Impulsa Igualdad e Poraka Nova)
  • 15h00 – Mesa Redonda – Como se liga a Empregabilidade à Acessibilidade? Estão as empresas preparadas? | Com César Coelho (embaixador da Associação Salvador), Rúben Portinha (Músico), Joana Gorgueira (Gestora de Projeto – Associação Salvador), e Laurinda Alves como moderadora
  • 15h45 – Coffee Break
  • 16h05 – Inês Oom (Santander) – Uma empresa verdadeiramente inclusiva
  • 16h30 – Catarina Oliveira (Espécie Rara Sobre Rodas) – E agora, para onde vamos?
  • 17h00 – Encerramento – Salvador Mendes de Almeida

As Accessibility Talks são uma atividade do projeto Call4Action, em parceria com a Impulsa Igualdad, de Espanha, e com a Poraka Nova, da Macedónia do Norte. Este é um projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+.

SOBRE O DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES

A criação deste dia, promovido pela Associação Salvador, e promulgado pela Assembleia da República em 2021, visa alertar e consciencializar a sociedade para o facto da falta de acessibilidades continuar a ser um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência.

Este será o segundo ano como Dia Nacional das Acessibilidades, e a 5ª edição do Dia das Acessibilidades criado pela Associação Salvador. Em 4 edições, já envolvemos mais de 73 500 pessoas no seu todo. Este ano, queremos chegar a novos números e públicos, e continuar a fomentar o debate sobre a temática da inclusão, da acessibilidade e da modalidade. Além das Accessibility Talks, destinadas a reunir várias empresas presentes em Portugal, teremos ainda projetos para escolas, a Conferência “Dia Nacional das Acessibilidades”, destinadas a autarquias, e o Webinar “Projetar sem barreiras – A Acessibilidade e a Mobilidade”, em parceria com a Ordem dos Arquitetos.

Faça parte destas celebrações e saiba COMO PARTICIPAR em cada evento.

UM DIA. UM MOVIMENTO. UMA MUDANÇA. JUNTA-TE A NÓS!