Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Dia Aberto na Associação Salvador

Uma iniciativa que irá decorrer em três fases, com prémios para os mais criativos e empenhados! Inscrições até dia 26 de novembro.

No dia 3 de Dezembro – Dia internacional da Pessoa com Deficiência – a Associação Salvador abre portas e dá a conhecer aos alunos do 3º ao 12º ano o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da integração das pessoas com deficiência e sensibilização para esta temática. Esta iniciativa terá três fases no seu desenvolvimento.

Primeira fase, vamos realizar duas palestras online:

1.Palestra online para os alunos do 3º ao 7º ano sobre a importância

• da atividade desportiva da vida das pessoas com deficiência;
  • da sensibilização da população em geral para a temática da deficiência

2. Palestra online para alunos do 8º ao 12º ano sobre a importância:

• do emprego inclusivo;
  • da integração social através de eventos de convívio;
  • da prática do voluntariado.

Nestas palestras queremos identificar problemas mas também encontrar soluções através de testemunhos na primeira pessoa. Vamos contar com a presença do presidente e dos colaboradores da Associação Salvador e ainda com várias pessoas que participam e beneficiam do trabalho desta associação. Estas palestras são o ponto de partida para o trabalho colaborativo que poderão desenvolver em sala de aula.

Na Segunda fase, já em sala de aula, as turmas que se inscreverem darão continuidade ao trabalho de levantamento de histórias de vida de pessoas da sua comunidade (escolar, familiar, social) e que possam falar e dar exemplos das problemáticas e soluções de uma vida com deficiência motora, seja a nível familiar, profissional, desportivo, social, etc.

Numa Terceira fase incentivamos os alunos a contar de forma criativa (vídeo, desenho, fotografia, texto, poster ou qualquer suporte que queiram explorar) a história ou histórias que encontraram com a sua pesquisa. Espera-se que estas histórias ajudem os alunos e compreender e conhecer melhor esta temática e que sejam capazes de compreender de que forma a sociedade da qual fazem parte pode ser ativa na integração da população com deficiência motora.

Acreditamos que a proximidade com estas histórias de vida permitirá aos alunos desenvolverem competências como a empatia e sentido cívico desejando que eles próprios se sintam verdadeiros agentes de mudança!

A turma que apresentar o trabalho final mais criativo irá receber um prémio que será entregue à escola para benefício de todos os alunos.

Calendário:

• 3 de Dezembro – palestra online via Zoom: para 3º ao 7ºa no pelas 11h ;  para 8º a 12º ano pelas 14h30
  • Até 15 de Janeiro – Resumo sobre a recolha de histórias e memória descritiva sobre o trabalho que vão apresentar no final.
  • Até 17 de Março – envio do trabalho final.
  • Até 15 de Abril – divulgação dos resultados.

Inscrições até dia 26 de novembro através do preenchimento do formulário > AQUI

Atenção: as vagas são limitadas para 10 turmas em cada palestra, sendo a inscrição válida de acordo com a ordem de inscrição e interesse em dar continuidade à participação do projeto em todas as suas 3 fases.

O projeto de Sensibilização em Escolas tem o apoio do Santander.