Associação Salvador sensibiliza figuras públicas para a temática de deficiência motora

Associação Salvador apresenta campanha de Consignação de IRS

O restaurante Praia no Parque encheu-se, no passado dia 30 de março, de amigos da Associação Salvador.

Um final de tarde diferente, onde a Associação Salvador convidou algumas figuras públicas para o lançamento oficial da sua campanha de consignação de IRS que arranca já no dia 1 de abril.

Neste evento, as personalidades foram convidas a “vestir” a pele das pessoas com deficiência motora e a sentarem-se numa cadeira de rodas, enfrentando diferentes desafios como buracos no passeio, escadas, rampas mal inclinadas ou mesmo dispensadores de álcool gel de pedal, como evidenciou a atriz Custódia Gallego, com perplexidade – “Como é que, depois de 2 anos de pandemia, ninguém se lembrou que para uma pessoa com mobilidade reduzida, não é possível utilizar um dispensador de pedal? A sociedade não está preparada para esta realidade”.

Marcaram presença os atores Ricardo Carriço, que foi acompanhado pela esposa, Ana Rebelo, Sofia Aparício, Manuel Moreira, Custódia Gallego e Romeu Costa, e a influencer Inês Eugénio de Almeida, com o marido Sebastião Brion.

Para Salvador Mendes de Almeida, presidente e fundador da Associação Salvador, “são fundamentais estes momentos, para divulgarmos a nossa causa e chegarmos a cada vez mais pessoas. São inúmeros os obstáculos, físicos e não só, que as pessoas com deficiência motora enfrentam diariamente. No entanto, a maior parte da nossa sociedade não está sensibilizada nem familiarizada para estas questões e, por isso, é tão difícil conseguirmos mudanças efetivas. Hoje, conseguimos impactar pessoas que, através da sua rede de contactos e seguidores, vão dar visibilidade a estas questões e ajudar-nos a chegar mais longe”.

A consignação do IRS é o único momento em que os cidadãos podem decidir exatamente para onde querem canalizar os seus impostos, sem qualquer custo associado nem perda do benefício fiscal, demora apenas 10 segundos e, em média, cada pessoa contribui com cerca de 25€.

Para a Associação Salvador, a consignação do IRS representa quase 25% do orçamento anual.

É graças a este contributo dos portugueses que nos é possível integrar mais pessoas com deficiência motora no mercado de trabalho, mudar vidas através de obras em casa e da criação de acessibilidades, desenvolver modalidades desportivas adaptadas e, assim, promover uma vida mais ativa e saudável, entre tantas outras iniciativas, que nos permitiram mudar 688 vidas em 2021, um ano difícil para todos e para as pessoas com deficiência em particular.