A Associação Salvador promoveu mais uma acção de sensibilização rodoviária “Regresso Seguro”, no passado dia 18 de Março, na zona da Praça Luis de Camões e Bairro Alto, em Lisboa.
Salvador Mendes de Almeida e um grupo de 30 voluntários, cinco dos quais se deslocam em cadeira de rodas, saíram à rua para sensibilizar os condutores sobre as consequências de conduzir sobre o efeito do álcool. Distribuíram flyers com a assinatura “Faz o teste do balão” e colocaram autocolantes electrostáticos nas portas dos carros com a frase “Se já bebeste uns copos, nem abras a porta. Não quebres a segurança”.
O encontro começou com um jantar de convívio entre todos os voluntários, oferecido pela Cervejaria Portugália Cais do Sodré.
Esta iniciativa contou pela primeira vez com a participação de um conjunto de voluntários de algumas das empresas que apoiam a Associação Salvador, nomeadamente a Brisa e a Locarent, cujo contributo foi muito importante para o bom desenrolar da iniciativa.
O objectivo da acção é alertar os condutores para o facto de poderem escolher a forma como se deslocam para casa após a ingestão de álcool. Trata-se de uma acção pela positiva, para comunicar de uma forma acessível e directa com os condutores, através de testemunhos ao vivo de pessoas vítimas de si próprias, ao terem optado conduzir quando já não estavam em condições de o fazer.