Associação Salvador em protesto no Palácio Nacional de Mafra

A Associação Salvador entregou um bolo e um postal de aniversário ao Diretor do Palácio Nacional de Mafra, fazendo votos de que na comemoração dos seus 300 anos, o Palácio seja acessível a todos os cidadãos!

O Palácio Nacional de Mafra iniciou na passada sexta-feira as comemorações dos seus 299 anos, anunciando a abertura das suas portas a todos. Uma iniciativa de louvar não fosse o facto destas portas serem abertas apenas a alguns, pois as pessoas com mobilidade reduzida não têm acesso ao Monumento Nacional, uma vez que este não é acessível!

Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, deslocou-se a Mafra e ofereceu ao diretor do Palácio um bolo e um postal de aniversário onde expressou o desejo de que no 300º aniversário o monumento fosse acessível. Da parte do diretor ficou a promessa de que a próxima celebração terá a porta aberta a TODOS.

A Associação Salvador pretende que esta ação inspire este monumento e outros para que cumpram as leis e criem acessibilidade para todos, incluindo para pais com carrinhos de bebé ou idosos com mobilidade reduzida. Não é possível esperar mais. As pessoas com deficiência não podem ser tratadas como portugueses de segunda, que têm que esperar à porta do Palácio enquanto a família o visita. A Associação aponta ainda outros exemplos de monumentos a que está “vedadaque pelos mosno” a visita de pessoas com deficiência: o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos, a Sé de Lisboa e a Sé do Porto.