Associação Salvador atribui 130.000€ a 44 pessoas com deficiência

130 mil euros em apoios para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas com deficiência motora. Os resultados são visivéis em 15 anos a mudar vidas!

No ano em que a Associação Salvador celebra 15 anos de existência, realizou-se numa cerimónia conjunta a entrega de apoios dos projetos Ação Qualidade de Vida e Banco de Ajudas Técnicas Desportivas.

Neste dia de comemoração, foram apoiadas 44 pessoas, com um total de 130.000€, através de dois projetos únicos em Portugal.

Foram atribuídos apoios no valor de 100.000€ a 31 candidatos, que servirá para apoiar projetos em várias áreas, entre elas a melhoria da acessibilidade na própria casa, adaptações de casas de banho, plataformas elevatórias, propinas de licenciatura e mestrado, até ao investimento para dar impulso à criação de projetos e negócios próprios.

A Associação Salvador atribuiu ainda 30.000€, destinados à aquisição de equipamentos desportivos a 13 praticantes de desporto, como sets para a prática de boccia, cadeiras de rodas para basquetebol e andebol adaptados ou hanbikes.

A cerimónia aconteceu no passado dia 10 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde estiveram presentes os candidatos apoiados, as suas famílias, amigos e os representantes das empresas mecenas que apoiaram a concretização destes projetos: Brisa, CTT, Continental Pneus, Delta Cafés, Fundação Caloute Gulbenkian, Fundação Vodafone, Novo Banco e Semapa.

Como referiu Salvador Mendes de Almeida, durante a cerimónia, “é com muita alegria que celebramos os 15 anos de vida da Associação e continuamos a apoiar cada vez  mais pessoas. Não é fácil quando a nossa casa não está adaptada às nossas necessidades, especialmente uma casa de banho ou até o acesso à própria casa. Dar a possibilidade das próprias pessoas contarem e explicarem as suas histórias aos nossos mecenas, tornou este encontro mais impressionante e especial. Acreditamos que uma maior qualidade de vida, real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora, passa pela promoção do acesso a apoios de que necessitam. É pelos resultados e a felicidade em cada um que nos faz acreditar nesta missão para os próximos 15 anos (e muitos mais)”.

A Associação Salvador, ao longo de 15 anos já atribuiu apoios a 350 pessoas com deficiência, num total superior a um milhão de euros, fazendo a diferença e mudando as suas vidas de forma decisiva.

Exemplos de Casos Apoiados

• Nuno Miguel Carvalho, com 31 anos, sempre foi um amante pelo desporto, chegou a ser atleta de futebol, rugby e foi também forcado amador. Aos 26 anos, sofreu um acidente numa Corrida de Toiros e ficou tetraplégico. Sempre foi muito ativo e empreendedor, tendo constituído uma associação “Associação Nuno Mata” e com o objetivo de combater a exclusão social, criou também uma marca de roupa. Precisava de apoio financeiro para a criação de campanha de comunicação e marketing da empresa “Warrior Mata Clothing”, marca de roupa, com uma loja on-line, com o público alvo pessoas entre os 18 e os 40 que tem gosto particular por desporto. E foi apoiado!
  • Após um acidente 2001, a Tânia Correia ficou com paraparésia incompleta. Hoje, com 28 anos, está a frequentar a Licenciatura em Serviço Social, espera um dia vir a cumprir o seu maior desejo que é poder ajudar outras famílias. Gosta de atividade de assistir a peças de teatro e concertos. Foi apoiada no pagamento das propinas universitárias.
  • Tiago Gueifão tem 10 anos e há três anos começou a manifestar-se uma distonia generalizada genética. Sempre gostou de brincar com os colegas, uma criança muito sociável e inteligente, sempre com muita vontade de superar as dificuldades que podem surgir. Muito acarinhado por todos, o que conhecem e convivem com ele. Foi apoiado na adaptação do WC.
  • Com 38 anos, Alcino Cardoso é portador Doença de Mórquio (94% de incapacidade). Um excelente praticante de Boccia desde 2002 na equipa do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian. Já ganhou 4 medalhas a título individual e 16 medalhas em competições a pares. Foi apoiado com um set de jogo de bolas de boccia.

‘Se tens um sonho, acredita que vais conseguir. A limitação física não limita os teus sonhos! O CÉU É O LIMITE!’ – Salvador Mendes de Almeida