Associação Salvador apoiou novas acessibilidades do Museu do Azulejo

Património cultural acessível Museu Nacional do Azulejo melhora as acessibilidades físicas

A cerimónia de inauguração das novas acessibilidades do Museu Nacional do Azulejo – patrocinadas pela Associação Salvador, com o apoio dos mecenas Banco Espírito Santo e Semapa – decorreu a 14 de Abril, pelas 18h30, no Museu Nacional do Azulejo. O Museu está a partir de agora acessível a visitantes com incapacidade motora e mobilidade reduzida.

A cerimónia contou com a presença de Salvador Mendes de Almeida, presidente da Associação Salvador, Maria Antónia Pinto de Matos, Directora do Museu do Azulejo, Luís Pinho Lopes, Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, João Carlos Brigola e Graça Filipe, Director e subdirectora do Instituto dos Museus e da Conservação.

Após os discursos iniciais foi feita uma visita guiada ao Museu do Azulejo no qual todas as pessoas presentes – aproximadamente 15 pessoas em cadeira de rodas e restantes convidados – puderam apreciar o espólio utilizando as novas acessibilidades.

A intervenção no Museu Nacional do Azulejo, instalado num mosteiro fundado pela rainha D. Leonor em 1509 é uma das maiores obras da arquitectura religiosa portuguesa, decorreu sob a responsabilidade da ProASolutions, Gabinete de Arquitectura com reconhecida experiência em soluções de acessibilidade.

Este projecto resultou de um protocolo estabelecido entre a Associação Salvador e o Instituto de Museus e Conservação (IMC) através do qual a Associação Salvador se responsabilizou pelo financiamento das obras de adaptação, as quais contaram com o apoio dos mecenas BES e Semapa.