Associação Salvador apoia 12 pessoas com deficiência motora

Processo de candidatura anual Apoios directos e pontuais Em 2009 foram apoiadas 12 pessoas

A Associação Salvador realiza uma cerimónia para a entrega dos apoios “Acção Qualidade de Vida 2009” no dia 28 de Abril, pelas 18h30, no l BES Arte & Finança, em Lisboa.

A “Acção Qualidade de Vida” atribui, pelo segundo ano consecutivo, apoios a pessoas portadoras de deficiência motora. Para a edição de 2009 o projecto contou com uma verba de 70 mil euros que foi atribuída a doze das cinquenta e cinco candidaturas apresentadas. Os apoios concedidos às 12 pessoas – dos quais cadeiras de rodas eléctricas, manuais, carros adaptados, computadores portáteis, um estúdio de produção musical, entre outros – visam garantir uma maior inclusão social destas pessoas, promovendo uma melhor qualidade de vida.

A selecção dos vencedores foi realizada por um júri constituído pelo médico Ricardo Girão, pela psicóloga Penélope Villar e pelo Presidente da Associação Salvador, Salvador Mendes de Almeida. Para a avaliação das candidaturas foi tido em conta o facto de muitos dos apoios solicitados serem essenciais para que a pessoa possa viver com dignidade, aliado ao desejo demonstrado pelos candidatos em incrementar a sua integração social.

Os apoios da “Acção Qualidade de Vida” são atribuídos anualmente pela Associação Salvador, a pessoas com deficiência motora que elaboram um projecto de vida pessoal para o período de um ano e se comprometem a realizá-lo, com o auxílio do apoio atribuído. Na edição de 2008, a iniciativa atribuiu um carro adaptado a Bruno Lopes e um estúdio fotográfico a Elsa Ramos.

Esta acção conta com os patrocínios do Banco Espírito Santo e Semapa, ambos mecenas Platina da Associação Salvador.

O período das novas candidaturas Acção Qualidade de Vida 2010 decorre entre 3 de Maio de 2010 e 31 de Julho de 2010. Em 2010, a Acção Qualidade de Vida, para além do apoio do Banco Espírito Santo e da Semapa, conta ainda com o apoio da Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian e da marca Lancers Free.