As pessoas com deficiência não podem ser esquecidas no plano de vacinação contra a COVID-19

“Em relação à vacina, fala-se dos idosos e de outros públicos, mas ainda ninguém falou das pessoas com deficiência, que são público de risco, e de quando chegará a vacina para eles”.

No dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em entrevista à Lusa, Mariana Lopes da Costa lembrou que se trata de um grupo de risco, que “deveria estar num dos primeiros públicos a ser vacinado”, quando o Governo se prepara para anunciar o plano de vacinação contra a covid-19.

Mais ainda, “as pessoas com deficiência têm-se sentido desacompanhadas durante todo este período porque têm falta de respostas, nomeadamente quando fecharam as escolas ou deixou de ser possível frequentar as instituições. O Governo tem dado pouca atenção e apresentado poucas soluções”.

Por outro lado, as juntas de freguesia e as câmaras municipais deveriam fazer um levantamento das pessoas que se encontram mais isoladas, não só os idosos, mas também das pessoas com deficiência, procurando saber de que tipo de apoios precisam.

“Ninguém melhor do que estas entidades para criar este tipo de resposta, porque têm proximidade física e melhor capacidade para identificar e dar resposta”, como diz a diretora-executiva da Associação Salvador.

Para combater este isolamento, a Associação Salvador criou uma linha de apoio psicossocial, não só para receber chamadas e dar apoio psicológico, mas também para fazer proativamente chamadas para todas as pessoas que a associação apoiou no ano passado, para perceber quais as suas necessidades neste período atípico e de isolamento ainda maior.

A Associação Salvador apoia diretamente todos os anos cerca de 400 pessoas com deficiência motora, sendo que a sua maioria foi contactada. Deste grupo houve, por exemplo, 12 famílias em situações muito complicadas, que foram apoiadas com cabazes alimentares.

Se for o seu caso ou conheça alguém que precise de apoio, contacte a Associação Salvador através do 211 165 860 ou info@associacaosalvador.com.