+Acesso Para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas: Associação Salvador combate exclusão social, através da sensibilização em 15 Autarquias do país

+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas, conta com o apoio da Portugal Inovação Social, estará presente em 15 municípios do país.

Em pleno século XXI e com uma Lei das Acessibilidades com mais de 20 anos, a exclusão social das pessoas com mobilidade reduzida é ainda uma realidade gritante, causada, em grande medida, pela falta de acessibilidades no nosso país.

Com o objetivo de combater esta realidade e contribuir para um país mais acessível e uma sociedade mais inclusiva, a Associação Salvador criou o projeto “+Acesso para Todos – Por comunidades mais inclusivas”, com o apoio da Portugal Inovação Social.

Este projeto, que dá o seu pontapé de saída no dia 17 de fevereiro, com a primeira apresentação pública, no Município de Torres Vedras, terá uma abrangência territorial, estando presente em diversos municípios das regiões Norte (Porto, Amarante, Maia, Gondomar, Guimarães), Centro (Leiria, Torres Vedras, Batalha, Tomar) e Alentejo (Santarém, Rio Maior, Grândola, Ourique, Almodôvar, Castro Verde).

Entre as diversas atividades previstas, destacam-se a criação de um Manual de Boas Práticas de Acessibilidades e de um Selo de Acessibilidades, a organização de ações de capacitação e sensibilização em escolas e a promoção de ações “Ponha-se no nosso lugar” com Autarcas, Vereadores, Técnicos e Empresas locais.

A iniciativa é dirigida a pessoas com mobilidade reduzida, mas também às autarquias, estabelecimentos comerciais e empresas, e às camadas mais jovens da sociedade, que serão os decisores do futuro, com o objetivo de sensibilizar e educar a sociedade para os temas da inclusão e das acessibilidades.

O Projeto “+Acesso para Todos – Por Comunidades Mais Inclusivas” (POISE-03-4639-FSE-001050/52/54) é apoiado pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia (EU), nomeadamente pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego no âmbito do Portugal 2020 financiado pela EU através do FSE – Fundo Social Europeu.