Há já oito anos que a REN está ao lado da Associação Salvador, contribuindo para a continuidade dos projetos que concretizam a sua Missão de Promover a inclusão das pessoas com deficiência motora e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
Destacamos o apoio, desde o início, na manutenção do EDA – Espaço Desportivo Adaptado no Estádio 1º de Maio, o primeiro ginásio com equipamentos adaptados a pessoas com deficiência motora fora do ambiente hospitalar, que permite que cerca de 50 pessoas pratiquem cardiofitness regularmente; como financiador que possibilitou o arranque do Projeto de Apoio ao Emprego no Porto, através do Prémio AGIR; no envolvimento dos seus colaboradores quer em ações de voluntariado como participando em eventos com o Coro REN; e como parceiros, a Associação Salvador participou na celebração do Dia da REN no Museu Nacional de Arte Antiga.
Com a recente integração no Conselho Consultivo, Margarida Ferreirinha conta-nos a sua perspetiva sobre o impacto da Associação Salvador na sociedade civil.
O que significa para a REN apoiar a Associação Salvador?
A promoção de uma sociedade inclusiva é uma prioridade para a REN. É por isso que, com orgulho, que apoiamos a Associação Salvador e a sua missão de promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.
Qual a opinião da REN sobre o impacto da Associação Salvador para a sociedade?
O trabalho da Associação Salvador é caracterizado por uma atitude proactiva e por uma grande capacidade de mobilização e envolvimento de parceiros relevantes. Isto é fruto de uma liderança forte, e de uma equipa que realmente acredita no seu trabalho e na diferença que faz. A atuação em rede, a antecipação de problemas, e a capacidade de concretização de projetos em áreas tão importantes como a melhoria das condições de vida, a integração profissional e a promoção das acessibilidades, são excelentes exemplos do impacto que a Associação Salvador tem.
A Associação Salvador fez 15 anos, em 15 mudámos centenas de vidas, que mensagem quer deixar à Associação Salvador e ao Salvador Mendes de Almeida?
Que os próximos 15 anos sejam igualmente cheios de iniciativas importantes. Que a Associação cresça, com a liderança e visão do Salvador, para chegar a mais pessoas e continuar a transformar, positivamente, a nossa sociedade.