Mais 34 vidas mudadas graças aos apoios da Associação Salvador

Cerimónia de entrega de apoios decorreu esta 4ª feira, dia 26 de junho na Casa da Música, Porto. 34 pessoas apoiadas, num total de 130 mil euros em obras em casa, equipamentos desportivos adaptados, formação e emprego.

Realizou-se ontem, dia 26 de junho, a cerimónia de entrega de apoios da Ação Qualidade de Vida (AQV) 2019. A cerimónia marcou a celebração do 12º aniversário do projeto, que já ajudou 402 pessoas com deficiência nas categorias de Formação e Emprego, Obras em Casa, Criação do Próprio Negócio e Equipamentos Desportivos.

Este ano, a Associação Salvador conseguiu atribuir apoios num total de 130.000€ a 34 pessoas com deficiência motora e comprovada carência financeira. Foram apoiados 10 candidatos na categoria de obras em casa para melhoria da acessibilidade na própria casa, adaptações de casas de banho, plataformas elevatórias. Na categoria de Formação e Emprego, 6 candidatos foram apoiados com o pagamento das propinas para cursos de formação e equipamentos informáticos. Quanto à categoria de Equipamentos Desportivos Adaptados, foram apoiados 18 candidatos para a aquisição de equipamentos desportivos como cadeiras de rodas de andebol, kits de bolas e calhas de boccia entre outros.

A cerimónia de ontem aconteceu pela primeira vez na cidade do Porto, com a Casa da Música como anfitriã para reunir os candidatos apoiados, as suas famílias, amigos e os representantes das empresas mecenas que apoiaram a concretização destes projetos: Brisa, CTT, Delta Cafés, Novo Banco e Semapa.

“Todos os apoios são importantes para mudar mentalidades e para atingir os nossos sonhos. Começámos com pouco (em 2008 apoiámos 2 pessoas) e agora apoiamos mais de 30 pessoas anualmente. Para aqueles que não conseguimos apoiar de imediato, tentamos sempre encontrar uma resposta para os casos não apoiados, através de encaminhamentos, de parcerias, de contactos com as Entidades que devem dar resposta, ou mesmo com resposta a dúvidas através do nosso Manual para pessoas com deficiência motora (que podem descarregar gratuitamente na nossa página). Este crescimento só é possível graças ao apoio de todos. Temos consciência de que ainda há muito a fazer nesta área. Só vamos consegui-lo se nos mantivermos unidos com as parcerias certas. O que nos move é transformar vidas. Contamos com todos vocês para estar ao nosso lado, a sonhar sem limites!” – Salvador Mendes de Almeida, durante a cerimónia

Também estiveram presentes algumas empresas que apoiam a Associação Salvador ao longo destes anos, como a REN, Lidergraf, Deloitte, Sonaee Câmara Municipal do Porto.

Nestas 12 edições, o projeto AQV, já atribuiu apoios a mais de 400 pessoas com deficiência motora, num total superior a um milhão de euros, fazendo a diferença e mudando as suas vidas de forma decisiva.