A recordação e homenagem ao nosso amigo, César Lopes que nos deixou

A Associação Salvador vem expressar o seu mais profundo pesar pelo falecimento de um querido amigo, César Lopes.
O César, tetraplégico desde os 22 anos, vivia no Marvão e não tinha possibilidade de sentir a água do mar e experimentar o surf.
Em 2014, criaram-se as condições para que a 1ª prancha de surf da Europa para tetraplégicos servisse de meio ao César para desbravar as águas salgadas.

É uma prancha especial, que começou por ser um sonho do nosso amigo e voluntário de longa data, Carlos Nogueira: “um sonho de há dois anos, quando um amigo tetraplégico me dizia que adorava ver as fotos das minhas aventuras e que já nem pedia para poder fazer o mesmo…, simplesmente desejava quebrar um jejum de 20 anos de banho de mar… Como é possível, não é?… Após aquela conversa com o César, senti-me obrigado a encontrar uma solução que permitisse levá-lo, e aos outros Césares que por aí estão escondidos, a sentir a mesma sensação que eu sinto quando apanho uma onda. É este o motivo pelo qual esta prancha ficará para sempre conhecida por “Prancha dos Césares”.

Após uma aula de surf em que o César participou, em julho do ano passado, o sorriso era evidente. E contou-nos que “depois do meu acidente, em abril de 1990, a esperança estava muito longe. Passados três anos consegui voltar a falar e em 2014 pude sentir que é possível saber a sensação de ‘apanhar uma onda’. Afinal não há impossíveis e o céu é o limite, como aprendi com a Associação Salvador. A felicidade que senti hoje ao ter mais uma aula de surf e aproveitar este mar é a melhor forma de agradecer por esta oportunidade.”

Ficaremos para sempre com o César nos nossos corações, pelo seu testemunho e exemplo de vida e guardaremos a alegria com que sempre nos presenteou e a amizade tão verdadeira.

Apresentamos as mais sentidas condolências a toda a família.