2023: Um ano de celebração para a Associação Salvador

Com o arranque de 2024, a Associação Salvador revê em 2023 um ano de conquistas e transformação, e que é apenas o ponto de partida para novos desafios e projetos.

O ano de 2023 marcou as duas décadas da criação da Associação Salvador. Foi um ano de conquistas, dedicação e de grande impacto.

Partilhamos os principais resultados alcançados em diferentes áreas de atuação, evidenciando o impacto positivo gerado pelos projetos e iniciativas desenvolvidas.

Apoiámos ao longo deste último ano 1119 pessoas, uma prova em como mantemos nosso compromisso em fazer a diferença. Sabemos que ainda há áreas onde podemos ajudar a fazer a diferença, mas hoje relembramos o que conquistámos nestes últimos 12 meses.

OS PROJETOS DA ASSOCIAÇÃO SALVADOR

Foram promovidos 11 Encontros Temáticos, com os quais atingimos o patamar dos 396 participantes. Estes encontros têm como objetivo democratizar o acesso à informação e focam-se em temas com interesse e aplicação prática no dia-a-dia das pessoas com deficiência. O formato online continuou a ser uma das apostas, revelando-se essencial para alcançar um maior número de pessoas, mas também para ampliar o leque de temas. Às entidades parceiras, e 27 oradores convidados, que se envolveram nestes encontros, partilhando também os seus conhecimentos técnicos, o nosso especial agradecimento.

8ª Edição Manual para Pessoas com Deficiência Motora

A 8ª edição do nosso Manual para Pessoas com Deficiência Motora, visualizado por 6230 pessoas, continuou a ser uma ferramenta vital, reunindo informações úteis.

A Ação Qualidade de Vida apoiou 28 pessoas com deficiência motora nas categorias de Obras em Casa, Equipamentos Desportivos e Formação e Emprego, num total de 124.599,89€. Foi ainda possível apoiar de forma extraordinária mais 18 pessoas somando mais 3.2101,85€ ao valor total de apoios.

O projeto Destino: Emprego tem vindo a crescer e a ganhar ainda mais relevância, e terminando 2023 com a novidade que abrange agora todo o território nacional. Foram acompanhados 323 candidatos, com um total de 82 colocações. Foram sensibilizadas 195 empresas, num processo que já tem alguns anos de trabalho, e que a Associação Salvador continua a incentivar para o crescimento da sociedade, e mudança de mentalidades, por forma a contribuir para a desconstrução de barreiras existentes no mercado de trabalho.

Os Eventos de Convívio, de caráter lúdico, cultural ou desportivo são uma mais-valia para todos os participantes, com 95% a referirem que após a participação se sentem mais ativos. Este ano foram realizados 17 eventos nos quais participaram 300 pessoas.

Dia do desporto Adaptado, imagem de grupo
Edição de 2023 do Dia do Desporto Adaptado, no Inatel (Lisboa)

Um estilo de vida ativo e saudável deve incluir a prática desportiva. E é com esta visão que a Associação Salvador desenvolveu ao longo do último atividades relacionadas com 8 modalidades, e nas quais participaram 75 pessoas. Foram promovidas atividades como dança, vela, handbikes ou ginásio. Neste balanço não podemos deixar de dar destaque a mais uma edição do Dia do Desporto Adaptado que foi um sucesso. Ao nível do Desporto Federado são desenvolvidas as modalidades de Paraciclismo e Vela, tendo alguns dos nossos atletas atingido lugares no pódio de competições.

O Projeto de Apoio Psicossocial, criado para apoiar na resolução de problemas após a pandemia, fez neste ano 375 atendimentos. No âmbito deste projeto, foram realizadas 18 sessões de Conversas com a Alma que chegaram a 39 participantes.

UM OLHAR SOBRE A SENSIBILIZAÇÃO

A Associação Salvador acredita no imenso potencial dos jovens enquanto agentes de mudança e desenvolve diversas ações em escolas. No ano que passou foram impactados 33.336 alunos. Foram visitadas 257 escolas nas quais se realizaram 74 palestras, 150 peddy-papers, 4 sessões lúdicas e 30 sessões de teatro de marionetas.

Ao nível da sensibilização, a Prevenção Rodoviária é também uma das áreas trabalhadas. Este ano foram desenvolvidas 2 ações que se traduziram em 1170 pessoas impactadas.

Na área das Acessibilidades, realizou-se pelo 5º ano consecutivo a celebração do Dia das Acessibilidades. Com ações realizadas junto de escolas, municípios e empresas, foram impactadas 27.683 pessoas durante o mês de outubro. Ainda durante 2023 foi lançado o Selo de Acessibilidades, a par de projetos de consultoria para empresas, que atingiram 23 processos em 2023. Ao longo dos 12 meses, foram realizadas 192 ações sobre acessibilidades.

Imagem de Grupo no final das Accessibility Talks, oradores, equipa e embaixadores da Associação Salvador

A Associação Salvador tem nos seus Embaixadores uma voz ativa na comunidade. Presentes nas várias vertentes de projetos disponíveis dentro da missão da Associação Salvador, representaram-nos e foram porta vozes da nossa mensagem cerca de 10 embaixadores, marcando presença em 350 ações e eventos.

Cada número, cada atividade, cada ação reflete uma jornada de dedicação e paixão pela inclusão. O ano de 2023 foi um capítulo inspirador na história da Associação Salvador, marcado também pela marca de 20 anos de história. 20 anos a lutar pela inclusão e a contar consigo para fazer a diferença em centenas de vidas!

Juntos fazemos a diferença!