Um impacto visível em três dias de sensibilização nas escolas de Albufeira

Ação de Sensibilização em Albufeira para 354 crianças e jovens muito interessados em conhecer o que é a deficiência motora e esclarecer todas as dúvidas e curiosidades.

A Câmara Municipal de Albufeira convidou a Associação Salvador para dinamizar uma ação de sensibilização sob a temática da deficiência e prevenção de acidentes rodoviários aos alunos de 3 agrupamentos de escolas do município de Albufeira. Num total de 354 crianças e jovens muito interessados em conhecer o que é a deficiência motora e esclarecer todas as dúvidas e curiosidades.

Esta ação consistiu na realização de 3 Palestras inspiracionais de “Testemunho na primeira pessoa e 6 sessões do Teatro de marionetas “A Casa da Árvore”, tudo iniciativas do projeto de Sensibilização em Escola da Associação Salvador.

Estas atividades realizaram-se nos dias 8, 9 e 10 de maio com os alunos da Escola EB 2,3 Diamantina Negrão, do JI, EB 1 e EB 2,3 de Ferreiras e ainda, do JI e EB 1 de Olhos de Água, em que os temas da deficiência motora, inclusão e prevenção rodoviária foram abordados de vários pontos de vista, de acordo com as idades das crianças e dos jovens.

O Teatro de Marionetas realizou-se para as crianças do Jardim de Infância e para os alunos do 1º e 2º ano. Quanto às palestras foram dirigidas aos alunos do 3º ciclo e secundário, com o testemunho pessoal do Guilherme Ribeiro, embaixador da Associação Salvador.

Desde o teatro à palestra, foram iniciativas com impacto no entendimento e na consciência destas crianças e jovens, desde a história das marionetas que nos transporta para o sonho de um mundo mais inclusivo, onde há lugar para todos e acesso a tudo, até à história de vida real, que passa por constrangimentos, obstáculos, mas pautada por uma grande vontade de viver e superação.

No final de uma das palestras, houve um jovem que demonstrou o quanto este testemunho foi importante para ele e partilhou: “Adorei o seu testemunho, fiquei muito emocionado com o facto de ser a sua primeira palestra e de ter explicado o quão nervoso estava. Nunca mais vou esquecer este dia que me deixou muito feliz, principalmente por saber que nunca caiu na tentação de pôr fim à vida. Parabéns e obrigado!”

Com o apoio da Locarent a Associação Salvador pode dar continuidade ao projeto de Sensibilização em Escolas, que tem sensibilizado milhares de crianças e jovens de todo o país.
A inclusão está nas nossas mãos e ao alcance de todos!