“Semana das Capacidades” decorreu entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro

Sensibilização da sociedade para as capacidades das pessoas com deficiência motora Cinco testemunhos de vida

Decorreu entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro a “Semana das Capacidades”, na qual Filomena Franco, Filipa Bento, Carlos Lourenço, Carlos Nogueira e Salvador Mendes de Almeida realizaram palestras de sensibilização em 5 cidades do interior do país: Beja, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança. Algumas das palestras foram moderadas pela jornalista Laurinda Alves.

Cada um dos oradores deu o seu testemunho de vida com o objectivo de mudar mentalidades face à deficiência.

A Filomena Franco tem 36 anos, é atleta de remo adaptado e irá representar Portugal em Londres nos Paralímpicos de 2012. Desloca-se em cadeira de rodas desde os 18 anos devido a um acidente de trabalho. Testemunho de Filomena Franco – ver aqui.

A Filipa  Bento tem 34 anos, é licenciada em Relações Internacionais em Coimbra e aos 18 anos saiu de Mogadouro de onde é natural e foi viver para Coimbra. Partilhou como foi viver numa residência de estudantes não adaptada, estudar numa universidade com poucas adaptações, entre outros. Neste momento está a desenvolver um projecto que visa a criação do próprio emprego. A Filipa tem paralisa cerebral. Testemunho de Filipa Bento – Ver aqui.

O Carlos Nogueira tem 44 anos, é pai de dois filhos e trabalha na Câmara Municipal de Lisboa. Pratica Surf adaptado, canoagem, mergulho, handbike, entre outros desportos adaptados. Viveu 10 anos fora de Portugal: 8 no Luxemburgo e 2 em Espanha. O Carlos Nogueira desloca-se em cadeira de rodas devido a sequelas de poliomielite. Testemunho de Carlos Nogueira – Ver aqui

O Carlos Lourenço tem 53 anos, é casado e pai de quatro filhos. É artesão, fazendo os seus trabalhos apenas com a mão esquerda. O Carlos Lourenço desloca-se em cadeira de rodas devido a sequelas de poliomielite. Testemunho de Carlos Lourenço – Ver aqui

O Salvador Mendes de Almeida tem 29 anos e partilhou com a audiência como foi a criação da Associação Salvador, assim como de outros projectos e actividades que realiza no seu dia-a-dia como handike, vela adaptada, entre outros. O Salvador ficou tetraplégico aos 16 anos na sequência de um acidente de mota.

A “Semana das Capacidades” pretendeu assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se comemora a 3 de Dezembro.

A iniciativa contou com o apoio dos mecenas da Associação Salvador – Semapa e Banco Espírito Santo – tendo sido também co-financiado pelo INR, I.P. SubPrograma Para Todos.