Santa Casa abre candidaturas para a 2ª Edição dos Prémios Neurociências

SCML Prémios Neurociências

As candidaturas aos Prémios Santa Casa Neurociências 2014 abrem na próxima quinta-feira, dia 15 de maio, e decorrem até 22 de setembro. O valor de 400 mil euros, dividido por duas bolsas de 200 mil euros, será atribuído a projetos de investigação em Neurociências: o Prémio Melo e Castro e o Prémio Mantero Belard. O médico neurocirurgião João Lobo Antunes presidirá, pela segunda vez, ao júri.
Criados em 2013, estes Prémios destinam-se a promover a investigação científica e clínica, nas áreas multidisciplinares das biociências e enquadram-se no investimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), no âmbito de uma política de saúde ambiciosa, que visa encontrar as respostas mais adequadas às necessidades da população.
O Prémio Melo e Castro distingue a investigação ligada à recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares, território em que Santa Casa foi pioneira no país, com a abertura do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em 1966. O Prémio Mantero Belard promove a investigação em doenças neurodegenerativas, associadas ao envelhecimento, como as doenças de Parkinson e de Alzheimer, que afetam cerca de 153 mil portugueses, número que se estima duplicar até 2030.
Na edição inaugural, o Prémio Melo e Castro 2013 foi entregue a António Salgado (investigador responsável) e à sua equipa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde – Laboratório Associado da Universidade do Minho, pelo projeto “Desenvolvimento de uma Terapia Integrada para Lesões Vertebro-medulares, utilizando Biomateriais, Células Estaminais Mesenquimatosas e Agentes Neuroprotetores”.
A investigadora Ana Cristina Carvalho Rego e a sua equipa, do Centro de Neurociências e Biologia Celular, da Universidade de Coimbra, foram distinguidas com o Prémio Mantero Belard 2013, pelo estudo da “Avaliação do Stresse Oxidativo e Disfunção Mitocondrial em Modelos Animais e Doentes de Huntington utilizando Cu (II) – ATSM PET”.
Estas bolsas são atribuídas aos melhores projetos desenvolvidos em Portugal, sendo aceites parcerias ou colaborações com instituições ou investigadores de outras nacionalidades, de acordo com o regulamento. As candidaturas podem ser submetidas em www.candidaturasneurociencias.scml.pt