1. Em Portugal, num grupo de 100 pessoas, em média, quantas têm deficiência motora?
A resposta correta é 8. Em média, num grupo de 100 pessoas têm deficiência motora.
2. Em Portugal,qual é a percentagem de pessoas que tem dificuldade em tomar banho ou vestir-se sozinho?
A resposta correta é 3%. Em Portugal, cerca de 3% da população tem dificuldade em tomar banho ou vestir-se sozinho.
3. A atividade física é muito importante para a manutenção de um estilo de vida saudável. Sabe quantas modalidades de Desporto Adaptado existem tem Portugal?
A resposta correta mais de 10. Existem mais de 10 modalidades de Desporto Adaptado em Portugal.
4. Comparando com uma pessoa sem qualquer deficiência, quantas vezes é mais difícil para uma pessoa com deficiência motora encontrar emprego?
A resposta correta é 2 a 3 vezes mais difícil.
5. Das opções abaixo, escolha a(s) maior(es) dificuldades apresentadas pelas pessoas com deficiência motora.
A resposta correta é: Falta de acessibilidades em casa, na rua e nos edifícios e espaços públicos, Discriminação, Desrespeito pela Legislação, Dificuldade de acesso ao emprego.
6. Qual é a causa da deficiência motora?
A resposta correta é: Todas as anteriores. Existem várias causas para a deficiência motora, que incluem: Má formação do bebé durante a gravidez, Problemas à nascença, Acidentes Rodoviários, Doença Vascular, Acidentes de mergulho.
7. O metropolitano de Lisboa e do Porto são acessíveis a pessoas com cadeira de rodas? Selecione as respostas verdadeiras.
A resposta correta é: Apenas algumas das estações do metropolitano de Lisboa (subterrâneo) são acessíveis; Todas as estações do metropolitano do Porto (superfície) são acessíveis.
8. A Educação é um direito de todos e essencial para o desenvolvimento individual e da sociedade. A disparidade entre a taxa de abandono escolar dos jovens com e sem deficiência em Portugal tem vindo a aumentar ou a diminuir?
A resposta correta é: Tem vindo a aumentar.
9. A Associação Salvador atua na área da deficiência motora, desde a sua criação em 2003. Qual é a nossa missão?
A resposta correta é: Todas as Anteriores. Promover a inclusão das pessoas com deficiência motora. Defender os seus direitos e co-construindo uma sociedade mais justa e sensibilizada para a diversidade.
Em Portugal 34% da população tem algum tipo de deficiência, sendo o terceiro país da União Europeia com o maior número de pessoas com deficiência.






“Agradeço muito a vossa ajuda e o vosso interesse na Constança! É mesmo muito importante para nós (…) Não tenho palavras para vos definir que não seja o verdadeiro amor ao que fazem e isso sente-se! “
Mãe da Constança
APOIADA COM TERAPIAS

“Com o apoio da Associação Salvador consegui integrar o mercado de trabalho. Hoje tenho um bom emprego, onde sou muito valorizada e que me permite ter uma vida completamente normal e autónoma.“
Joana Bernardo
PROJETO EMPREGO


Apoia centenas de pessoas com deficiência motora em Portugal e contribui para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Caso pretenda, recebe informação regular sobre eventos e atividades promovidos pela Associação Salvador e sobre o impacto do nosso trabalho.

Garantimos uma relação com base na confiança e uma comunicação transparente, e a divulgação anual do relatório de atividades e contas.

Benefícios fiscais – dedução à coleta de IRS, equivalente a 25% dos seus donativos.
Quais são os projetos que a Associação Salvador desenvolve?
Através de 10 projetos distintos nas áreas de conhecimento, integração e sensibilização, promovemos a inclusão de pessoas com deficiência motora, a melhoria da sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades.

Integramos profissionais com deficiência motora no mercado de trabalho, dando-lhes uma maior autonomia e independência. Desenvolvemos atividades na área do desporto e eventos de convívio, que contribuem para uma significativa melhoria da qualidade de vida.
Atua de forma direta em Respostas e Apoios Sociais, através do acompanhamento de pessoas em diferentes situações relacionadas com acesso a direitos e respostas de que necessitem, e do apoio direto a situações urgentes e excecionais, sem resposta através de outras entidades.

Através de ações de sensibilização em escolas chegamos a alunos e professores, e com as nossas campanhas para a Prevenção Rodoviária, chegamos a centenas de condutores todos os anos.
Apostamos também no lobby e pressão política para o cumprimento da lei e melhoria das acessibilidades em Portugal.