O QUE FAZEMOS:
Sensibilização

Quebra Degraus

Associação Salvador desafia comerciantes a quebrar degraus em prol das acessibilidades.
Assinada pela Partners, com produção da 78, a nova campanha da Associação Salvador alerta para a necessidade urgente de uma mudança na área das acessibilidades, através de uma performance única, protagonizada pela bailarina e coreógrafa com deficiência motora, Diana Niepce.
Aceite o desafio de fazer parte deste movimento, por um país mais inclusivo e acessível a todos!

Associação Salvador lança uma nova campanha, que pretende abrir caminho para uma mudança efetiva, que acabe passo a passo com a exclusão social e o isolamento de milhares de pessoas com deficiência motora em todos o país.

Assinada pela Partners, com produção da 78, alerta para a necessidade urgente de uma mudança na área das acessibilidades, protagonizado pela bailarina e coreógrafa com deficiência motora, Diana Niepce.

A música é do conhecido ballet de Tchaikovski, “O Quebra Nozes”, mas a coreografia é uma performance pela acessibilidade, um alerta, uma dança que se quer a dois, desafiando todos os comerciantes a “quebrar degraus” e, desta forma, a eliminar todas as barreiras que impedem a livre entrada e circulação nos seus espaços, democratizando-os e abrindo-os a todos, sem exceção.

“Estamos em pleno século XXI, todos os dias surgem novas invenções, novas tecnologias e quebram-se mais barreiras. Orgulhamo-nos de receber grandes eventos internacionais e de sermos destino turístico de eleição. Mas e os milhares de pessoas que continuam isoladas entre quatro paredes? Durante o confinamento, o mundo inteiro teve oportunidade de sentir na pele aquilo pelo qual as pessoas com deficiência motora passam diariamente, durante uma vida inteira. Agora que retomámos a vida normal, vão voltar a deixar-nos para trás?”, refere Salvador Mendes de Almeida, presidente e fundador da Associação Salvador.

A Lei das Acessibilidades tem mais de 20 anos. As mudanças acontecem muito lentamente, mas a vida das pessoas com deficiência não pára. Todos os dias, milhares de pessoas ficam à porta de restaurantes, lojas, hotéis ou bancos por falta de acessibilidade.

“Conseguem identificar uma rua em Portugal que seja totalmente acessível, onde conseguimos entrar em todos os estabelecimentos e circular com autonomia em qualquer lugar? Arrisco-me a dizer que não existe”, desafia Salvador Mendes de Almeida.

A campanha pretende abrir caminho para uma mudança efetiva e urgente, rumo a um acesso igualitário a qualquer loja, hotel ou restaurante, num ano particularmente simbólico, em que se assinala, pela primeira vez de forma oficial, o Dia Nacional das Acessibilidades, a 20 de outubro de 2022.

Será que o seu espaço é acessível? A entrada não tem qualquer impedimento, nem “um mini degrau”? Está à quota zero ou tem uma rampa com menos de 6% de inclinação? Tem espacionamento reservado? Tem casa de banho adaptada com barras e espaço de circulação? Tem informação no vosso site sobre a acessibilidade?
Qual a razão para deixarmos algumas pessoas de fora, ou não conseguirem entrar com autonomia?
Mesmo que não seja obrigatório por Lei ou se enquadre numa excepção à lei, junte-se a nós por um Portugal Mais Acessível a todos!

QUEBRA DEGRAUS NO TEU RESTAURANTE:

QUEBRA DEGRAUS NO TEU HOTEL:

QUEBRA DEGRAUS NA TUA LOJA:

1. Avalie as necessidades do seu espaço com um Arquitecto (caso não tenha contactos, ou não exista essa possibilidade escreva um email para acessibilidades@associacaosalvador.com)
  2. Teste as acessibilidades com uma pessoa com deficiência;
  3. Consulte os apoios e informações que existem sobre o tema acessibilidades;
  4. Classifique o seu estabelecimento na app “+ Acesso Para Todos” como acessível para que todas as pessoas possam saber os locais acessíveis existentes. A Associação Salvador irá divulgar as boas práticas.

Para capacitação dos colaboradores na área do alojamento turístico sobre Acessibilidade e Atendimento Inclusivo: https://guestaccess-nest.pt/home

• A Associação Salvador presta um serviço de consultoria na área das acessibilidades, contando já com uma vasta experiência com clientes como Uber, Nova SBE, Farftech, Castelo São Jorge, Casa Fernando pessoa, Hotel Ritz, entre outros. O serviço cobre qualquer sector, qualquer entidade que tenha em vista a melhoria de acessibilidades e a melhoria na experiência do consumidor, para qualquer pessoa. Poderá pedir proposta através do seguinte email: acessibilidades@associacaosalvador.com
  • Apoios para adaptação da empresa e eliminação de barreiras: AQUI.

1. Elaborar Planos de Promoção de Acessibilidade nos Municípios, e a sua devida implementação e fiscalização;

2. Afetar verbas específicas às acessibilidades e desenho universal;

3. Implementar a fiscalização de forma ativa, com ações de rua para avaliar o incumprimento nesta área;

6. Criação de um financiamento para obras em casa, para as pessoas com deficiência, e também um financiamento para espaços privados se tornarem acessíveis e inclusivos a todos, ou criar isenção de taxas para incentivar a acessibilidade.

7. Apoios para as Autarquias:

PIVP – Aviso_ViaPublica_posINR-EMPA_EMRP_GSEIPD_10.12.2021_VF-1.pdf (recuperarportugal.gov.pt)

PIEP – Aviso-Servicos-Publicos-posINR-EMPA_EMRP_GSEIPD_10.12.2021_VF.pdf (recuperarportugal.gov.pt)

• Consulte a Legislação em vigor: A Portaria n.º 301/2019, de 12 de setembro, que regulamenta o Decreto-Lei n.º 95/2019, 18 de julho, vem definir o método de projeto para a melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida em edifícios habitacionais existentes;
  • Linha de apoio para obras em casa: https://www.associacaosalvador.com/o-que-fazemos/acao-qualidade-de-vida/19/

Informações sobre praias acessíveis: https://www.inr.pt/programa-praia-acessivel