O QUE FAZEMOS:
Academia-Formacao

In Schools

Práticas de Inclusão nas Escolas
Para quem quer promover a inclusão em contexto escolar, abordando o tema da deficiência e da inclusão com as crianças e jovens, em contexto de sala de aula través de várias ferramentas práticas.

Temáticas:

• Inclusão vs Integração;
  • Percepções e Esterótipos;
  • Capacitismo e como o evitar;
  • Estratégias de intervenção com pessoas com deficiência;
  • Testemunhos de pessoas com deficiência sobre o seu percurso escolar;
  • Exemplos de inclusão e exclusão nas escolas;
  • Atividades inclusivas para implementar nas escolas.

Outputs:

• Professores empoderados a abordar o tema da deficiência;
  • Desconstrução de preconceitos e estereótipos;
  • Exemplos práticos de estratégias de inclusão;
  • Manual com sugestões de atividades para implementação autónoma para diferentes grupos etários;
  • Documentação com dicas práticas e informação relevante sobre o tema da deficiência;
  • Partilha de experiências.

Duração: 4 horas

Participantes: 20

Esta atividade foi muito importante para todo o grupo, e o testemunho da Manuela Oliveira ajudou-nos a perceber como a nossa sociedade ainda tem um longo caminho para fazer quanto ao respeito e inclusão das pessoas com deficiência motora. Ficamos com vontade de contribuir para essa mudança!

Grupo de professores do 2º ciclo