O QUE FAZEMOS:
Academia-Formacao

IN Local

Capacitação Municipal para Empregabilidade Inclusiva

Para técnicos municipais, com o objetivo de capacitação para implementação local de um programa de promoção da empregabilidade de pessoas com deficiência. Com entrega de ferramentas práticas e implementação de ações concretas para empresas, candidatos e famílias e ainda acompanhamento próximos aos técnicos.

A quem se destina:

Equipa de técnicos identificados pelo município, bem como pessoas com deficiência, empresas e famílias.

Temáticas:

• FASE 1: Ação de Sensibilização para Empresas (Informação e sensibilização às empresas locais sobre a contratação inclusiva);
  • FASE 2: Capacitação sobre integração profissional de pessoas com deficiência (Sobre integração profissional de pessoas com deficiência + desenho “in loco” de modelo de intervenção “à medida”);
  • FASE 3: Capacitação sobre Encontro de Recrutamento (Identificar e desenhar um modelo à medida);
  • FASE 4: Capacitação de Famílias (Informar e sensibilizar familiares diretos para o direito à autonomia e procura de uma vida independente, desconstruindo preconceitos e crenças existentes no meio familiar. Testemunho na primeira pessoa);
  • FASE 5: Acompanhamento e Prospeção Direcionada (Fase com objetivo de apoiar na validação de CVs e preparação para prospeção direcionada e procura de emprego dos candidatos e técnicos);
  • FASE 6: Bootcamp (Formação intensiva com o objetivo de disponibilizar um conjunto de ferramentas e treinar os candidatos para a obtenção de emprego, potenciando as suas capacidades e talentos);
  • FASE 7: Encontro de Recrutamento (Apoiar no fecho da fase de matching e alocações, acompanhar e apoiar na gestão do dia do ER).

O que surge do IN Local:

• Capacitação de equipa técnica do Município, para a implementação autónoma do projeto de empregabilidade inclusiva;
  • Envolvimento do tecido empresarial local;
  • Identificação e capacitação de pessoas com deficiência para a procura ativa de emprego.

Sobre a formação IN Local:

Formação de 76 horas;

Valor: 9.810,00€ + IVA

Testemunhos:

“Muito importante, para nós técnicos, o reforço da importância da empregabilidade de pessoas com deficiência. O carácter prático da formação e a experiência das formadoras que trazem muitos exemplos e partilham sugestões e aspetos a ter em consideração nos processos. A formação revelou-se muito enriquecedora e decorreu de forma excelente, com organização e dinamismo.” (Arouca)

Importante sensibilizar mais as empresas para esta temática e a criação do grupo de trabalho, numa próxima oportunidade, ser apenas selecionadas pessoas da mesma entidade que se envolvam da mesma forma; na Prospeção Direcionada gostaria de ter tido oportunidade de a fazer durante mais algum tempo, chegando a mais empresas. No geral correu tudo muito bem. Sabemos que conseguir a adesão das empresas a estas iniciativas é a nossa maior dificuldade; Penso que todo o processo fluiu bem e foi de grande importância no sentido de abrir portas à empregabilidade de pessoas com deficiência/incapacidade. (Paredes)