Com o objetivo de democratizar o acesso à informação sobre investigação, saúde, apoios e qualidade de vida a pessoas com deficiência, suas famílias, técnicos de saúde e reabilitação, a Associação Salvador realizamos anualmente vários Encontros Temáticos.
Ainda que alguns sejam organizados de forma autónoma, alguns dos eventos online são co-organizados com outras entidades, tendo em conta a área de conhecimento e atuação de cada uma.
Ao longo dos eventos serão abordados os mais variados temas, sempre com interesse e aplicação prática no dia-a-dia das pessoas com deficiência, como espasticidade, queimaduras, reabilitação, apoios e benefícios, entre outros.
ENCONTROS TEMÁTICOS DA ASSOCIAÇÃO SALVADOR
Respostas para Pessoas com Deficiência: AMIM, SAPA e outros Encaminhamentos
14 novembro 2024
Cultura Sem Barreiras
22 maio 2024 | Parceiros: Access Lab, Total Mobility e Europa Criativa
Quero Procurar Emprego, e Agora?
10 abril 2024 | Parceiros: Associação do Porto de Paralisia Cerebral e a APD – Associação Portuguesa de Deficientes
Literacia Financeira e Apoios para pessoas com deficiência
21 setembro 2022 | Participação de Pedro Anderson
Autocuidado e pessoas com mobilidade condicionada
25 julho 2022 | Participação de Carla Guerra
Turismo Inclusivo nos Açores
24 maio 2022 | Parceiro: CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária
Encontro sobre Dor
2 março 2022 | Parceiros: ICVS, CRN, CRN-MAR, Movimento Associativo de Reabilitação e Coloplast
LESÕS MEDULARES
Apresentamos alguns dos mais recentes avanços na investigação sobre lesões vertebro-medulares.
Nº 1 – Célia Cruz – Avanços na área da incontinência urinária:
A Incontinência Urinária é uma das problemáticas que mais preocupa as pessoas que sofreram uma lesão vertebro medular. O que sabemos sobre esta problemática e como podemos melhorar os tratamentos no futuro?
Veja o vídeo e conheça os avanços na investigação nesta área pela Dra. Célia Cruz, Investigadora responsável pelo Projeto INSPIReD, vencedor do Prémio Melo e Castro 2016, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Para saber mais ou contactar diretamente, clique aqui.
Nº 2 – António Salgado – Uma explicação clara sobre a lesão medular:
O que é a lesão medular e o que provoca? Como podemos regenerar ou induzir a reparação do tecido lesionado e como ativar o tecido que não foi danificado?
Conheça os avanços na investigação nesta área pelo Dr. António Salgado, investigador no Instituto de Investigação e Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Este projeto de investigação, liderado por António Salgado e Nuno Silva, foi reconhecido em 2017 com o Prémio Melo e Castro promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Para saber mais ou contactar diretamente, clique aqui.
Nº 3 – Leonor Saúde – Investigação sobre a regeneração da medula espinal em mamíferos:
Sabia que há equipas de investigação que se dedicam ao estudo da regeneração da medula espinhal em mamíferos?
Conheça o trabalho da Equipa de Investigação da Dra. Leonor Saúde (iMM) em colaboração com a equipa do Dr. António Jacinto, CEDOC, e perceba porque é que os peixes-zebra podem representar esperança para as pessoas com lesão medular.
Para saber mais ou contactar diretamente, clique aqui.
Um momento privilegiado para divulgar os avanços na investigação, conectar investigadores de vários pontos de Portugal e do mundo e permitir a partilha de experiências entre investigadores e restante comunidade científica, clínicos, terapeutas, profissionais da área da reabilitação e ainda pessoas com deficiência motora e suas famílias.
A Associação Salvador organiza momentos dedicados à disseminação de conhecimento científico e partilha dos avanços nesta área, pondo em contacto comunidade científica, clínica e pessoas com lesão medular (LM).
Os principais objetivos destes momentos são:
Discutir os mais recentes avanços no tema e a sua possível translação para a prática clínica. Para isso, um grupo de especialistas líderes nesta área apresenta os seus dados mais recentes em tópicos tais como aplicações clínicas, células estaminais, biomateriais e medicina regenerativa, farmacoterapias e novos modelos para estudar a recuperação de LM.
Aproximar a comunidade civil aos cientistas e membros do corpo clínico. Para isso, as sessões são abertas ao público em geral, nomeadamente aos pacientes de LM e seus familiares. Adicionalmente, os participantes terão a oportunidade de contactar diretamente com os cientistas em vários momentos durante o programa.
Promover a colaboração entre grupos de investigação. Ao aproximar estas comunidades científicas e estimular a discussão, esperamos que possam ser dados grandes passos no desenvolvimento de terapias nesta área.
Em 2015, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ICVS da Universidade do Minho, organizámos o Simpósio sobre lesões vertebro-medulares, com investigadores internacionais e portugueses.
Para além da parte científica, o simpósio contou também com uma componente clínica e intervenções sobre temas de interesse ao dia-a-dia das pessoas com deficiência motora.
Em 2018, realizámos o Encontro sobre Lesões Medulares, no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, em parceria com o ICVS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Este ano foram convidados apenas investigadores nacionais que partilharam os avanços dos seus estudos científicos usando linguagem acessível e em português.
Em 2020, o Encontro sobre Lesões Medulares realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2020, às 14h, no Centro de Reabilitação do Norte.
Na sessão, foram divulgados os avanços reais e mais significativos na investigação na área das lesões medulares como terapias celulares, controlo da bexiga, interfaces cérebro-máquina e regeneração medular, que trazem esperança num futuro com maior funcionalidade, integração social e qualidade de vida.
Durante o encontro houve momentos de debate e, no final, um momento de networking, onde houve oportunidade de ter contacto direto com os investigadores e esclarecer dúvidas.