O QUE FAZEMOS:
Projetos-Colaboracao

Acessibilidades 2.0

Capacitar e empoderar PCD
O projeto "Acessibilidades 2.0" tem como objetivo principal combater a exclusão social das pessoas com deficiência (PCD), promovendo melhores condições de acessibilidade física e de informação que contribuam para uma participação mais ativa e equitativa na sociedade.

Com o projeto “Acessibilidades 2.0” pretende-se capacitar e empoderar as PCD, fortalecendo o seu papel enquanto agentes de mudança e defensoras dos seus próprios direitos. A iniciativa aposta no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de self-advocacy, incentivando a expressão individual, a defesa de interesses e a tomada de decisões autónomas.

Paralelamente, o projeto enfrenta as barreiras de acesso à informação essencial à autonomia, mobilidade e plena inclusão das PCD. As atividades propostas visam promover o conhecimento dos direitos, a comunicação eficaz e a utilização de ferramentas que permitam identificar situações de injustiça e agir de forma consciente para alcançar objetivos pessoais e coletivos.

Este projeto conta com o envolvimento de 4 municípios: Faro, Lagoa, Loulé e Portimão e a empresa Locarent S.A.

Com a atribuição desta verba, a Associação Salvador irá desenvolver uma série de projetos e ações, nomeadamente:

Ferramenta que visa facilitar o acesso a informações relevantes para as PCD.

Ações de sensibilização em diferentes localidades, para identificar obstáculos de acessibilidade em espaços públicos. Estas ações envolverão o uso da aplicação móvel da Associação Salvador, denominada “Map4accessibility”.

Serão realizados eventos de sensibilização “Peddy Paper das Acessibilidades”, nos quais serão envolvidos PCD e associações locais, para promover a interação e a sensibilização sobre as acessibilidades.

Serão ainda realizados workshops de design thinking, os quais serão liderados por PCD para a criação de soluções de acessibilidade em espaços públicos.

Será criado um programa de embaixadores de self-advocacy, para capacitar as PCD e pessoas sem deficiência a liderar esforços de consciencialização nas suas comunidades/municípios através da realização de eventos. Nestes eventos as PCD receberão formação e apoio para se tornarem defensores ativos de seus direitos. Serão eventos de mentoria, nos quais PCD com experiência em advocacy orientam e incentivam novos agentes da mudança.

O culminar de tarefas anteriores, eventos e ações realizadas, resultará na elaboração de uma check-list das acessibilidades para melhoria dos espaços. Esta tarefa consiste na criação de uma check-list detalhada que permitirá avaliar e identificar áreas de melhoria em termos de acessibilidade nos espaços físicos e em eventos ou serviços. Esta check-list será utilizada como uma ferramenta prática para garantir que os locais cumprem os requisitos de acessibilidade, conforme as normas vigentes. Através desta ferramenta, será possível realizar avaliações sistemáticas, incluindo aspetos como acessos, circulação interna, sinalização, equipamentos de apoio e serviços adaptados para PCD.

Através das ações realizadas no âmbito das tarefas anteriores, serão recolhidos dados que serão integrados na app “Map4accessibility”.  Não obstante, através das ações realizadas na tarefa anterior será possível identificar e recolher feedback sobre o uso da aplicação móvel, que será usado para identificar funcionalidades que precisem de melhoria ou atualização com base nos desafios e necessidades identificados durante as ações de sensibilização. A app “Map4accessibility” é atualmente mais direcionada para as PCD e o objetivo deste upgrade, mais do que aumentar a sua abrangência geográfica, é torná-la mais inclusiva para as mesmas independentemente da deficiência.

Objetivo de reunir o maior número de PCD a nível nacional, no qual irá decorrer partilha de conhecimento de self-advocacy, criação de empatia e de relações interpessoais, e aproximação de PCD. Para além disso, serão criados espaços para discussões e workshops/sessões de mentoria e empoderamento liderados por PCD. Este evento será organizado em conjunto com Autarcas, Empresas e entidades Governamentais.

Conheça a Ficha Técnica do Projeto e o Guia do Beneficiário:

A operação «Acessibilidades 2.0» foi apoiada pelo Algarver2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
ENVOLVA-SE
Faça parte desta causa!

O seu apoio é muito importante. Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência motora está ao seu alcance.

Conheça as diferentes formas de apoiar o trabalho da Associação Salvador e junte-se a nós na ambição de tornar Portugal mais inclusivo e acessível.

Um pequeno gesto que contribui para a inclusão!

Siga-nos e acompanhe as últimas novidades
LinkedIn
YouTube
Instagram