Projeto Empreender Social apoia pessoas com deficiência na criação do seu posto de trabalho

Projeto promovido pelo Centro Social Paroquial do Pinhal Novo Com o apoio do BPI Capacitar Destinado a pessoas com deficiência permanente

O CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE PINHAL NOVO é uma IPSS, que é atualmente constituída por quatro respostas sociais: Creche e Pré-Escolar na área da infância; Centro de dia e Apoio Domiciliário na área de Idosos.

Apresentou uma candidatura ao BPI CAPACITAR 2012 com o projeto “EMPREENDER SOCIAL”, tendo sido distinguido com uma menção honrosa (prémio monetário) pela inovação do seu projeto.

O Projeto Empreender Social é uma estrutura de Empreendedorismo Integrado que tem como principal objetivo apoiar as pessoas com deficiência ou incapacidade permanente no seu processo de integração ou reintegração no mercado de trabalho, pela via da criação do próprio posto de trabalho

• Tem como objetivo criar uma estrutura completa e exclusivamente direcionada para o apoio às pessoas com deficiência, apoiando a sua inserção no mercado de trabalho pela via do empreendedorismo.
  • Visa ajudar pessoas com deficiência a promover o desenvolvimento do seu projeto empresarial que se encontre em fase de ideia, criando o seu negócio e o seu próprio posto de trabalho.
  • Pretende criar condições para que estes cidadãos tenham um projeto de vida e se revejam cada vez mais integrados na sociedade.

Pretende-se que as candidaturas com ideias de negócio dos potenciais empreendedores sejam recebidas e avaliadas pelo CSPPN, sendo posteriormente o processo de candidatura aprovado, enviado para o parceiro do ensino superior, nomeando este através do acesso à Rede de Mentores um Mentor com experiência que fará o papel de gestor do projeto, acompanhando o empreendedor ao longo de todo o processo de avaliação, modelação, preparação, criação e desenvolvimento inicial do seu projeto empresarial.

É importante referir que, por um lado o CSPPN não deixa de acompanhar o projeto quando o mesmo segue para o Mentor e que, por outro lado, o empreendedor não perde o apoio do gestor do projeto empresarial quando é criado, pois, o mesmo é mantido pelo tempo considerado necessário, caso a caso, sendo ajustado face à análise da complexidade até à consolidação e autonomia do mesmo.

O projeto compreende três fases: 1- CANDIDATURA/ AVALIAÇÃO E MODELAÇÃO; 2- PROJETO DE INVESTIMENTO / CRIAÇÃO DO PROJECTO; 3- ENCUBADORA DE EMPRESAS.

O projeto “EMPREENDER SOCIAL” tem associado um fundo financeiro com o mesmo nome, visando apoiar os projetos aos empreendedores que demonstrem não ter condições para aceder às normais formas de financiamento disponíveis no mercado. A concessão deste apoio obedecerá a critérios a definir posteriormente.

Toda a informação sobre o Projeto ” Empreender Social” pode ser encontrada no site http://www.csppinhalnovo.pt/?page_id=2458 .