Prémios Santa Casa Neurociências 2014

SCML Santa Casa da Misericórdia de Lisboa Prémios Santa Casa Neurociências 2014

No próximo dia 25 de novembro, serão conhecidos os vencedores dos Prémios Santa Casa Neurociências 2014, numa cerimónia que terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda.

Nesta segunda edição dos Prémios Santa Casa Neurociências estiveram envolvidos 188 investigadores, de diversas nacionalidades. Candidataram-se investigadores nacionais, em associação com investigadores de países como Espanha, Brasil, Irlanda, Irão, Egipto, França, Alemanha, Grécia, Israel, Itália e Estados Unidos. Colaboraram também 39 instituições, das quais 33 nacionais e 6 estrangeiras, representando países como os Estados Unidos, Espanha, Irlanda e Alemanha.

A escolha dos vencedores desta segunda edição, caberá ao Júri dos Prémios Santa Casa Neurociências, que integra professores e investigadores de renome, tais como Catarina Resende de Oliveira, da Universidade de Coimbra, Maria João Saraiva, da Universidade do Porto, Catarina Aguiar Branco da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Paula Coutinho, da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Nuno Sousa, da Sociedade Portuguesa de Neurociências. O Neurocirurgião João Lobo Antunes preside a este painel de avaliação que integra também membros internacionais como George Perry, um dos mais reconhecidos investigadores, a nível mundial, da doença de Alzheimer, Thomas Gasser do Joint Programme for Neurodegenerative Diseases Research da UE e Marta Imamura da Organização Mundial de Saúde.

Numa conjuntura difícil no panorama científico Português, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa investe na investigação científica nacional para promover avanços no tratamento e nos cuidados de saúde de excelência, em áreas prioritárias da sua atuação e da sociedade atual. Os Prémios Santa Casa Neurociências representam um investimento anual de 400.000 euros em investigação científica, na área das neurociências. O Prémio Melo e Castro disponibiliza anualmente um valor de 200.000 euros ao projeto de investigação clínica ou científica com maior potencial para encontrar novas respostas na recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares. O Prémio Mantero Belard atribui um valor anual de 200.000 euros, ao melhor projeto de investigação clínica ou científica, que potencie contribuições estratégicas e significativas na compreensão das causas, prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a doença de Parkinson e de a doença de Alzheimer.

São parceiros científicos dos Prémios Santa Casa Neurociências, a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra, bem como a Sociedade Portuguesa de Neurociências, a Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação.

Na primeira edição, os vencedores do Prémio Mantero Belard foram Ana Cristina Rego e a sua equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, com um projeto relativo à Doença de Huntington. António Salgado e a sua equipa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), da Universidade do Minho, foram distinguidos com o Prémio Melo e Castro por um projeto de desenvolvimento de uma terapia Integrada para lesões vertebro-medulares.

A entrega dos galardões desta segunda edição dos Prémios decorrerá no dia 25 de novembro, pelas 18 horas, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, numa cerimónia que contará também com a presença de sua Excelência, o Primeiro Ministro Dr. Pedro Passos Coelho.