Portugal Acessível recebe menção honrosa do Turismo de Portugal

Guia online com informação sobre acessibilidades 5ª Edição dos Prémios Turismo de Portugal Portugal Acessível distinguido com Menção Honrosa

A Associação Salvador foi distinguida, pelos Prémios Turismo de Portugal 2009, com uma Menção Honrosa, na Categoria Serviços, pelo projecto Portugal Acessível (www.portugalacessivel.com) – o primeiro guia online com informação detalhada sobre locais acessíveis para pessoas com deficiência motora.

A cerimónia desta 5ª Edição dos Prémios Turismo de Portugal, decorreu dia 13 de Janeiro, pelas 12h30, na Feira Internacional de Turismo, na FIL, em Lisboa, tendo sido presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

O Portal Portugal Acessível foi criado pela Associação Salvador em 2008, começando por divulgar informação sobre 600 espaços acessíveis na cidade de Lisboa. Em 2009, o site passou a disponibilizar informação sobre mais de 2.400 espaços em todo o país, incluindo todas as capitais de distrito, assim como os concelhos de Cascais e Sintra, e os arquipélagos da Madeira e Açores (S. Miguel).

O projecto Portugal Acessível tem como objectivo principal levar as pessoas com deficiência motora “para a rua” permitindo que estas possam desempenhar cada vez mais um papel activo na sociedade.

Os Prémios Turismo de Portugal pretendem distinguir os “projectos turísticos de excelência desenvolvidos em Portugal” que se destacam pela “inovação, qualidade e contributo para a atractividade dos destinos nacionais”. O Júri foi presidido pelo empresário André Jordan e contou ainda com Luís Patrão, Presidente do Turismo de Portugal, José Carlos Pinto Coelho, Presidente da Confederação do Turismo Português e António Perez Metelo, jornalista.

O guia Portugal Acessível contou com o apoio dos Mecenas Banco Espírito Santo, Semapa e Mota-Engil.