Parques de Sintra Acolhem Melhor – Turismo acessível nos Parques de Sintra

Parques de Sintra Acessibilidades

A Parques de Sintra tem em curso o projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade aos Parques e Palácios sob gestão da empresa e constituí-los como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade de acesso ao Património natural e construído.

Este projeto, com um investimento global de cerca de 2 milhões de Euros ao longo de 2 anos, e cofinanciado pelo Turismo de Portugal em 25%, teve como ponto de partida uma aprofundada investigação sobre as melhores práticas e conta com a consultoria de várias associações nacionais do setor, nomeadamente a Associação Salvador, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e a APS (Associação Portuguesa de Surdos).

Decorre até junho de 2015 e implicou a integração na empresa de uma bolseira de doutoramento para a investigação das boas práticas, análise de casos de estudo e dos produtos disponíveis no mercado global. Desta forma, foi definida a melhor estratégia e selecionadas as melhores opções de acordo com os impactos pretendidos.

O projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor” pretende melhorar o acesso de uma maior diversidade de visitantes, nomeadamente no que respeita a:

– condições de mobilidade – acesso físico: nomeadamente novos equipamentos e adaptações físicas dos espaços;

– qualidade dos serviços prestados;

alterações nas plataformas e métodos de comunicação.

No que diz respeito especificamente às condições de mobilidade destacam-se as seguintes melhorias:

– Parque da Pena: aquisição de novos autocarros híbridos que fazem o percurso da entrada do Parque até à base do Palácio da Pena e permitem o transporte seguro de pessoas em cadeira de rodas; existência de um veículo de tração (swiss-trac) para puxar cadeiras de rodas manuais em locais com inclinação até 20%, mediante reserva; remodelação da loja, restaurante e cafetaria do Palácio da Pena com a inserção de um elevador que permite a ligação vertical entre os três espaços e instalações sanitárias acessíveis;

– Castelo dos Mouros: existência de um veículo de tração (swiss-trac) para puxar as cadeiras de rodas manuais, mediante reserva, e implementação de duas plataformas elevatórias – uma na igreja, novo espaço expositivo, e outra na frente da muralha do Castelo dos Mouros, permitindo visualizar a panorâmica sobre a Serra e Vila de Sintra, incluindo a vista aérea do Palácio Nacional de Sintra;

Palácio Nacional de Sintra: possibilidade de colocação de rampas amovíveis que permitem um maior espaço de visita, de 130 m2 iniciais para mais de 600 m2 atuais, e novas instalações sanitárias acessíveis;

Palácio Nacional de Queluz: existência de um veículo de tração (swiss-trac) para puxar as cadeiras de rodas manuais para utilização nos jardins, mediante reserva, acessíveis através de uma rampa; o Palácio Nacional de Queluz é acessível e tem instalação sanitária acessível;

– Parque de Monserrate: remodelação de loja e instalações sanitárias, que se encontram neste momento acessíveis; existência de um veículo de tração (swiss-trac) para puxar as cadeiras de rodas manuais desde a entrada até ao Palácio e para utilização nos jardins, mediante reserva; o Palácio encontra-se acessível através de uma rampa;

Sobre a Parques de Sintra – Monte da Lua

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos, e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.