O “Dia Nacional das Acessibilidades” é urgente!

As mudanças são urgentes mas acontecem devagar. Uma petição pelo Dia Nacional das Acessibilidades Por um Portugal Mais Acessível a todos, não fique de fora deste movimento!

Uma das principais causas do isolamento das pessoas com deficiência é a falta de acessibilidades. Este problema é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora. Os obstáculos, que são diários, existem dentro de casa, nos prédios, nos transportes, nos serviços públicos, nos restaurantes, nas praias.

Para caminharmos para um Portugal mais inclusivo, é necessário que a sociedade esteja envolvida e consciente e, por isso, a Associação Salvador considerar e apelar a que se assinale um Dia Nacional dedicado à Acessibilidade.

A criação do Dia Nacional das Acessibilidades tem o objetivo de demonstrar que a falta de acessibilidades é um dos principais fatores de exclusão social das pessoas com deficiência motora e a mudança é urgente.

Esta iniciativa levará a que as escolas do país possam dedicar um dia à sensibilização das crianças e jovens sobre a temática da deficiência e acessibilidade e irá incentivar as Autarquias e as restantes entidades envolvidas com temas de acessibilidade, a trabalharem de forma efetiva nesta área e a criarem iniciativas de sensibilização da comunidade para mudança de mentalidades. Com este dia, também, se destaca que o trabalho realizado na área das acessibilidades sirva de exemplo ao nível nacional.

A Lei das Acessibilidades, que prevê «a promoção de uma sociedade para todos através da eliminação de barreiras e da adopção de medidas que visem a plena participação da pessoa com deficiência», tem mais de 20 anos e pouco está feito. As mudanças são urgentes mas acontecem devagar.

A Associação Salvador tem sensibilizado e pressionado pelo cumprimento da lei, pela resposta das entidades responsáveis pelas acessibilidades, pelas mudanças efetivas. Contudo, ainda não é suficiente. É necessário falar sobre o tema, dar a conhecer a problemática, porque apenas quem passa pela situação, dos desafios que a falta de acessibilidades impõe, sente na pele as reais dificuldades.

Acreditando na sociedade enquanto agente de mudança, a Associação Salvador faz o desafio ao país a juntar-se a este movimento!

Pode assinar a petição neste link: https://bit.ly/PeticaoDiaAcessibilidades

Em 2019, a Associação Salvador criou o Dia das Acessibilidades”, um dia dedicado à sensibilização nesta área. Em duas edições, conseguiu envolver mais de 20.000 pessoas – crianças e jovens de todo o país, empresas, arquitetos, Câmaras Municipais, entre outros. Agora queremos que o dia seja celebrado no país inteiro e multiplicar estas 20.000 pessoas por muitas mais. São necessárias mais pessoas envolvidas para se poder chegar mais longe.

“É triste vivermos no século XXI, e ainda existirem passadeiras que não estão rebaixadas até mesmo em plena capital. Para ir a um restaurante tenho de ligar a vários até encontrar um acessível (e corro o risco de chegar lá e ter um degrau à entrada). Reservo uma noite de hotel em quarto adaptado, chego lá e está mal-adaptado e tenho de me vir embora.” – Salvador Mendes de Almeida

Com o apoio de todos será possível atingir 4000 assinaturas para que a petição seja obrigatoriamente discutida em plenário.

Por um Portugal Mais Acessível a todos, não fique de fora deste movimento!