Novo ano, novos desafios!

Mensagem de Salvador Mendes de Almeida Balanço 10 Anos Associação Salvador Atividades para 2014

Caros Amigos,

No ano passado comemorámos 10 anos da criação da Associação Salvador, são 10 anos de muito trabalho e dedicação mas sobretudo de resultados concretos.Gostaria de partilhar convosco alguns números, dos quais nos orgulhamos!

Na área da Integração:

• Apoiámos 133 pessoas, em 6 edições da iniciativa “Ação Qualidade de Vida”, num valor total de 459.000€.
  • Apoiámos mais 42 pessoas em 3 edições da plataforma www.preenchaestavida.com (152.000€), incluindo a campanha de Natal da RFM em 2012.
  • Contámos com a participação de 110 pessoas em workshops, ações de formação e sessões de coaching. Encontrámos saídas profissionais em empresas para 5 pessoas.
  • Tivemos 1.560 participantes em evento de convívio, entre 2008 e 2013.
  • Na área do desporto, temos 30 inscritos no ginásio, e, em 2013, tivemos 86 participantes em aulas de dança, vela e surf.
  • Em 2013 realizámos pela primeira vez as Semanas de Atividades, que excederam todas as expectativas, e nas quais participaram 43 pessoas com deficiência motora.

Na área das Acessibilidades:

• O projeto www.portugalacessivel.com, que recebeu uma menção honrosa dos Prémios do Turismo de Portugal em 2009, disponibiliza informação sobre as acessibilidades físicas em mais de 3.800 espaços, todos visitados pessoalmente por um elemento da Associação Salvador. Lançámos, em 2013, a aplicação para telemóveis.
  • Conseguimos que o projeto “Lisboa Acessível” fosse um dos vencedores da edição de 2012 do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, tendo obtido um total de 2.079 votos, estando, dessa forma, anunciadas obras para melhorar as acessibilidades em todo o eixo Entrecampos – Marquês de Pombal.
  • Celebrámos um protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa para a criação de táxis acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, estando neste momento a circular 50 táxis.

Na área da Sensibilização:

• Contactámos com mais de 6.000 alunos do 3º ciclo e secundário, através de palestras realizadas em escolas.
  • Realizámos palestras de sensibilização sobre o tema das acessibilidades em faculdades de arquitetura.
  • Realizámos, em 2011, o Roadshow “Semana das Capacidades”, em 5 distritos do interior do país com o objetivo de mudar mentalidades face à deficiência.
  • Na área da Prevenção Rodoviária, desenvolvemos inúmeras campanhas de rua e campanhas de sensibilização multimeios. Somos parceiros do projeto BP Segurança ao Segundo desde 2012.

Na área da Investigação e Tecnologia:

• Apoiámos 5 projetos, no âmbito do Prémio Ser Capaz (em 2011 e 2012).
  • Apoiámos a realização de vários projetos de investigação, através da facilitação de amostra.

Estes resultados apenas foram possíveis com o apoio dos nossos mecenas, parceiros, voluntários, das pessoas com deficiência motora e todas as outras que acompanham as nossas atividades. A todos, muito obrigado!

É com um enorme entusiasmo que abraçamos um novo ano!

Em 2014, iremos dar continuidade à maioria dos nossos projetos, sendo que considerámos importante reforçar a nossa atuação na área da integração, em que temos sentido ao longo dos anos um maior retorno do esforço investido.

Vamos aumentar a oferta ao nível do desporto adaptado, com novas modalidades (hipoterapia, canoagem e dança).

Vamos realizar mais atividades de convívio com dormida, de norte a sul do país, pois consideramos que conseguimos assim criar maiores laços afetivos entre os participantes.

Vamos fazer uma parceria com a Randstad com o objetivo de desenvolver um plano de formação e ajudar as pessoas com deficiência motora na procura ativa de emprego.

Estes são alguns dos projetos que poderão acompanhar ao longo do ano. Contamos convosco, com a vossa participação e as vossas sugestões.

Um excelente ano de 2014 para todos!

Salvador Mendes de Almeida